INESC TEC Science Bits #41 – Este episódio deve ser consumido de preferência durante o dia de hoje

Costuma comprar iogurtes? Então, não pode deixar de ouvir este episódio do Science Bits, porque descodificamos, bit a bit, o impacto que a análise do consumidor pode ter no processo de tomada de decisão – decisão essa que pode contribuir para evitar o desperdício alimentar.

Na viagem entre a prateleira e o cesto das compras, tem por hábito verificar o prazo de validade dos iogurtes? A data que aparece na embalagem já o fez pensar se deveria deixá-los na prateleira ou levá-los para o seu frigorífico? Sabia que as decisões que tomamos, nessas alturas, isto é, o nosso comportamento enquanto consumidores, uma vez analisado, pode ajudar os retalhistas a definir, por exemplo, políticas de descontos, para garantir que o produto é escoado e não há desperdício?

Neste episódio do Science Bits, vamos conhecer o projeto BeFresh, que traz um contributo inovador para as comunidades científica e empresarial ao estudar e propor a flexibilização do critério MLOR (Minimum Life On Receipt). Que influência tem a validade dos alimentos na nossa tomada de decisão? Que impacto pode ter essa decisão no funcionamento das cadeias de abastecimento? Será possível, a partir da análise do comportamento dos consumidores, apoiar retalhistas e produtores na definição de estratégias que beneficiem toda a cadeia? É o que vamos descobrir nesta conversa com Sara Martins, investigadora do INESC TEC e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

 

Sara Martins, investigadora do INESC TEC e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #41 – Este episódio deve ser consumido de preferência durante o dia de hoje