Antigamente é que era bom? – FEUP celebra os 50 anos do 25 de Abril

Na iminência do 50º aniversário do 25 de Abril, a FEUP inicia um Ciclo Comemorativo desta revolução, no passado dia 20 de março, com uma conversa informal entre três ex-estudantes e trabalhadores sob o mote “Antigamente é que era bom?

O papel das universidades pode, deve e é frequentemente muito maior do que o de uma mera rampa de lançamento para o primeiro emprego ou “mundo real”. Com o objetivo de celebrar a universidade como um espaço essencial de espírito-critico e aprendizagem, principalmente numa situação política em que a liberdade pessoal se encontra fortemente condicionada, a FEUP arrancou com as suas comemorações do 25 de Abril com uma conversa entre antigos alunos e funcionários. Estes são os testemunhos de quem vivenciou o antes e depois da Revolução de Abril e as mudanças que se operaram no ambiente universitário, como consequência das alterações na política nacional.

O evento, realizado em parceria com o Clube de Leitura da Biblioteca da FEUP, contou com a presença de Branca Gonçalves, licenciada em Engenharia Químico Industrial e antiga trabalhadora da FEUP, Renato Soeiro, na altura estudante de Engenharia Civil e membro da direção da Associação de Estudantes e Manuel Fernandes, na altura estudante de Engenharia Civil e também dirigente associativo.

Esta foi a primeira de uma série de atividades planeadas pelo Comissariado Cultural da FEUP que incluem concertos, exposições, teatros e outros debates, todos sob o tema “As Equações da Liberdade”.

Mariana Gil

Publicado a

Comentários fechados em Antigamente é que era bom? – FEUP celebra os 50 anos do 25 de Abril