ZiiGaat Cinno – Quando a pressa atrapalha

Bem vindos a mais uma review. O meu nome é Tiago Merêncio e tenho vindo a escrever uma série de artigos para apresentar e partilhar uma paixão minha que é a música e os equipamentos de som necessários para a experiência, sejam IEMs, headphones, colunas, etc…  Pela 2ª vez consecutiva trago uns IEMs da ZiiGaat. Os ZiiGaat Cinno! Aproveito para agradecer desde já à marca pela simpatia, pelos elogios e por me ajudarem a manterem esta série viva.

 

Que a Ziigaat é uma marca muito nova, já tinha dito. O que não cheguei a mencionar é que esta marca já conta com 5 pares de IEMs no seu catálogo, com preços variando desde o “Nuo” a 24$ (review aqui) até ao LinsoulxHBB Jupiter de 1599$. No meio, a contar do mais barato, temos o protagonista deste artigo, o “Cinno” que custa 99$ e a seguir temos os já mencionados “Doscinco” e “Cincotres” ambos a 269$ que, entre a review anterior e esta, já ficaram disponíveis para o público.

Informação Técnica:

  • Driver Dinâmico “LCP” de 10mm + 2 armaduras balanceadas (agudos) + 2 armaduras balanceadas (médios-agudos)
  • Frequência de resposta : 20 – 20 000Hz
  • Impedância: 32 ohms
  • Sensibilidade: 107db
  • Cabo: 0.78 mm de 2 pinos (verde-escuro)
  • Preço: 99$ ou 91,86€ (à data do artigo)

 

O que vem na caixa:

  • Ziigaat Cinno
  • Cabo removível
  • 3 pares de pontas
  • Papéis diversos

 

Primeiras impressões:

Os IEMs parecem ser feitos de resina em cinzento escuro, com o logo da marca em prateado em cada auricular. São bonitos e mais pequenos do que estava á espera, dado a quantidade de drivers (5!!). Por serem mais pequenos parecem ser confortáveis, apesar de preferir o encaixe do “nuo”, pois notei uma maior dificuldade para conseguir uma boa posição com eles.

O cabo é muito parecido ao cabo do “nuo”, no aspeto, com 2 fios trançados até ao “splitter” e depois um cabo liso para cada lado. O do “Cinno” em vez de ser preto, tem uma tonalidade de verde muito bonita e discreta e é ligeiramente mais pesado fazendo com que o problema de memória do “nuo” seja menos evidente (não que fosse um problema antes, é só mais uma observação). O conector e o “splitter” são em metal. O único problema do cabo é a peça que junta os cabos depois do splitter. Essa peça simplesmente não funciona, os buracos são muito maiores que o cabo fazendo com que nunca fique no sítio que queremos.

Peça que junta os cabos

Sooo..om e afins

Resumidamente no que toca ao som, acho que tem uma tonalidade parecida com o “Nuo”. A maior diferença que notei, foi que com o recesso nas zonas dos médios agudos (upper mids) e agudos (treble), os graves ficaram agora mais presentes. As diferentes frequências ficam mais equilibradas e por isso, mesmo que o “Cinno” tenha menos graves do que o “Nuo” estes parecem estar mais presentes no primeiro. Por isso, quando falei que não recomendava o “Nuo” para gêneros musicais com graves mais proeminentes (como hip-hop, eletrónica ,..),  isso já não se aplica para este.

Resumindo o resumido, o “Cinno” são bons…no que toca ao som.

 

 

Se, na altura, disse que, independentemente do “Nuo” não ser o mais indicado para certos géneros por causa da menor presença de graves ou porque o fio não fica bem seguro nas minhas orelhas, etc, eu o recomendava na mesma, por ter um bom som e principalmente por custarem só 22 euros, o mesmo não o posso fazer com os “Cinno”.

Para mim os dois pontos mais importantes destes equipamentos (IEMs/Headphones) são o som e o conforto. É obvio que queremos algo que soe bem, mas também é essencial que sejam confortáveis de usar. Lembrando que o conforto é subjetivo nestes casos, já que as nossas orelhas são diferentes!

Os “Cinno” não são muito confortáveis para mim, o “nozzle” (parte do auricular que encaixa na ponta e entra no ouvido) tem um diâmetro maior e as pontas que vieram não ajudaram. E por falar nas pontas, os acessórios no geral, que vieram com os “Cinno” foram decepcionantes. Os “cinno” de 99$ vieram com os mesmos acessórios dos “Nuo” de 24$. 99$ é muito dinheiro para muita gente, e a falta de uma simples bolsa para os proteger não pode ser desculpável, principalmente por haver auriculares a metade do preço que vêm, não só com uma bolsa de proteção como também trazem mais acessórios.

Infelizmente não posso recomendar este par, acho que a pressa de lançarem novos produtos prejudicou os “Cinn0”. Desde a falta de acessórios, á peça ajustável no cabo que não funciona, fica claro que a Ziigaat não teve o cuidado que deveria ter. Mas apesar deste pequeno infortúnio, continuo a ter vontade de experimentar os próximos lançamentos da marca. Se quiserem experimentar um produto da Ziigaat, continuo a recomendar os Ziigaat Nuo.  Podem ler a minha review aqui.

 

Tiago Merêncio

Publicado a

Comentários fechados em ZiiGaat Cinno – Quando a pressa atrapalha