Batalha Centro de Cinema – “um lugar onde se exibe, pensa e celebra cinema”

O histórico cinema, situado na praça da batalha, voltou a abrir as portas após mais de uma década fechado e de algumas obras de requalificação. Com uma história, um pouco atribulada, de mais de 70 anos, o cinema batalha teve a sua origem com um polo na Rotunda da Boavista e outro na Cordoaria com o nome “Salão High-Life”. Mais tarde, em 1947, o cinema Batalha estabeleceu a sua base na Praça da Batalha, onde esteve aberto até o ano de 2000. Após um breve período de reabertura de 4 anos (2006-2010), o cinema voltou a fechar. Foi reaberto no final de 2022 com o objetivo de não apenas mostrar filmes mas também ser um centro cultural para a sétima arte.

 

 

Descobri o cinema da batalha quando fui convidado por umas amigas a ir a um quiz que costuma ser organizado mensalmente por eles. O convite deixou-me um pouco confuso, não conhecia a cultura de cinema do Porto, pelo que, na minha cidade existe apenas um pequeno cinema num shopping. Praticamente o único num raio de ± 40km, onde apenas costumam passar 4 ou 5 filmes de cada vez. Nada mais! Mas fiquei curioso e aceitei ir. Quando cheguei, fiquei um pouco surpreso com o local onde decorre o quiz. É realizado numa sala com um pequeno palco num dos lados, um bar no outro e com várias mesas espalhadas pelo meio. O quiz em sí é composto por duas partes, com 25 perguntas cada e um intervalo no meio. As perguntas são muito variadas no que toca à forma como são feitas, como por exemplo, identificar um filme a partir de uma imagem ou a partir de um excerto de áudio; adivinhar o ano em que um filme se estreou; ligar os diretores aos filmes; identificar um filme a partir da banda sonora, entre outras.

Como crack, ficamos viciados logo na primeira dose. Começamos a ir todos os meses e até trouxemos mais pessoas para o nosso vício. O nosso grupo de “crackudos” foi crescendo e não foi o único, a sala onde decorre o quiz tem enchido com facilidade e, por isso, recomendo que cheguem cedo e comprem algo no bar enquanto esperam.

 

Para álem do quiz, o Cinema da Batalha oferece :

– Ciclos temáticos

Durante um período de tempo, fazem uma mostra de vários filmes e/ou curtas á volta de um certo tema. Como o que fizeram sobre “Dance music”, chama-se “After Hours: Clubbing no Cinema” que decorreu entre 2 de dezembro – 19 de janeiro.

https://www.batalhacentrodecinema.pt/

“After Hours: Clubbing no Cinema lança um olhar retrospetivo à evolução da música de dança, recorrendo ao cinema para explorar a forma como a cultura noturna pode transformar momentos pessoais em movimentos coletivos de reivindicação e emancipação.” Excerto do site.

 

– Focos e Retrospetivas

Também durante um intervalo de tempo, mostram várias obras de um determinado diretor. Um dos meus favoritos, que ocorreu nos últimos meses do ano passado, chamava-se “Às voltas com Cronenberg” e é sobre os filmes de… Cronenberg.

https://www.batalhacentrodecinema.pt/

“Tanto amado como odiado, não será ousado dizer que David Cronenberg é um dos mais inventivos e influentes cineastas da história do cinema. Encarando, nas palavras do próprio, “o cinema como uma exploração filosófica”, Cronenberg construiu um percurso entre o terror e a ficção científica para dar corpo às inquietações sobre as idiossincrasias e contradições humanas da sociedade moderna. Ao longo de cinco décadas, trabalhou muitas vezes fora do circuito comercial e dos pressupostos de Hollywood.

Esta retrospetiva — a mais completa até à data apresentada em Portugal e um dos programas de cinema mais concorridos desde a abertura do Batalha — integra longas e curtas-metragens de Cronenberg, filmes de cineastas que o marcaram, e ainda obras abertamente influenciadas pelo seu cinema.” Excerto do site.

 

– Exposições e Instalações

O Cinema Batalha costuma acolher exposições como a de Jonathas de Andrade “Sobrevoo”, que está aberta ao público desde o dia 1 de dezembro até 18 de fevereiro.

https://www.batalhacentrodecinema.pt/

“Resultado de uma residência artística desenvolvida pelo artista brasileiro Jonathas de Andrade no Porto a convite do Batalha, este projeto envolveu um trabalho de pesquisa e diálogo com associações e grupos da cidade, nomeadamente a Associação Columbófila do Distrito do Porto e a Associação dos Moradores da Bouça.

A exposição inclui Columbófilos, que reflete sobre as mudanças geracionais explorando a relação singular entre humanos e pombos — columbófilos e aves interagem diante da câmara antes do momento apoteótico da libertação. Este é o primeiro filme de Jonathas de Andrade, um dos mais importantes artistas da sua geração, rodado fora do Brasil — país que representou na Bienal de Veneza em 2022.” Excerto do site.

 

Visitem o site do Batalha Centro de Cinema. Os temas e o conteúdo estão constantemente a mudar e com certeza vão encontrar algo que vai despertar o vosso interesse.

Ah, esqueci-me da melhor parte, os bilhetes para estudantes só custam 2,5 euros!

 

Tiago Merêncio

Publicado a

Comentários fechados em Batalha Centro de Cinema – “um lugar onde se exibe, pensa e celebra cinema”