Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #40 – Carlos Neves Fernandes

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 40ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical do alumni Carlos Neves Fernandes.

 

Carlos Neves Fernandes

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2016)

Operational Technology – Design, Commissioning & Support Manager (Solar and Wind) @Galp

 

“O eclético leque musical” de Carlos Neves Fernandes

“A música sempre fez parte da minha vida, isto é facto, desde ser aprendiz de vários instrumentos musicais básicos, como xilofone ou guitarra acústica, até ao típico percurso escolar em que “temos” que aprender flauta, até hoje a minha única negativa em todo o meu percurso escolar até ao secundário.

Dado que tocar instrumentos não me levou a carreira nenhuma e a minha voz sempre foi tudo menos angelical, resta-me desfrutar das músicas disponíveis para fruição pessoal ou coletiva.

Posto isto, começo com um clássico português, porque me considero um patriota e começo com “Verdes Anos” de Carlos Paredes. Um instrumento belíssimo português, e um intérprete instrumental exímio. A música “Verdes Anos” de Carlos Paredes é uma das peças mais emblemáticas da música portuguesa. Foi composta em 1963 para o filme homónimo de Paulo Rocha, e rapidamente se tornou um clássico. A música é uma elogio à juventude e à perda da inocência, e é marcada pelo seu ritmo melancólico e pela sua melodia arrebatadora. A interpretação de Paredes é magistral, e a sua guitarra portuguesa canta com uma beleza inigualável. “Verdes Anos” é uma música que toca a alma, e que continua a emocionar gerações de ouvintes.

“Sentir o sol” dos Quatro e Meia, transporta-me automaticamente para a calma de estar a apanhar sol, ouvir o mal e apenas preocupar com a respiração. A música é “mexida”, mas dá-me alguma tranquilidade. Adicionalmente a música “Sentir o Sol” dos Quatro e Meia é uma canção alegre e contagiante que celebra a vida ao ar livre e a beleza da natureza. A música é marcada pelo seu ritmo dançante e pela sua letra positiva e otimista. A letra fala sobre a vontade de aproveitar o sol e o calor do verão, e de se divertir com os amigos e a família. A música é uma ótima opção para animar qualquer festa ou evento, e é uma ótima maneira de celebrar a vida.

A música “My Way” de Frank Sinatra é uma das canções mais populares e aclamadas da história da música. Foi composta pelo francês Claude François e adaptada para o inglês por Paul Anka, e lançada por Sinatra em 1969. A música é um hino à autodeterminação e à liberdade de escolha, e é marcada pelo seu ritmo imponente e pela sua letra inesquecível. A interpretação de Sinatra é magistral, e a sua voz rouca e profunda transmite a mensagem da música com uma força e uma convicção inigualáveis. “My Way” é uma música que inspira e encoraja pessoas de todo o mundo, e que continuará a ser um clássico para as gerações vindouras. Esta música dá-me força para fazer as coisas à minha maneira, poderia também escolher “à minha maneira” dos Xutos e Pontapés, mas preferi a voz do Sinatra. A música dos Xutos e Pontapés fica também alegremente marcada com a conquista do Euro 2016 de Portugal.

A música “Agitations tropicales” da banda francesa L’Impératrice é uma canção envolvente e exuberante que combina elementos de música eletrônica, pop e disco. A música é marcada pelo seu ritmo dançante, pela sua melodia contagiante e pela sua letra sugestiva. A letra fala sobre uma jornada para um mundo exótico e sensual, onde as possibilidades são infinitas. A música é uma ótima opção para animar qualquer festa ou evento, e é uma ótima maneira de se divertir e relaxar.

A música “How Deep Is Your Love” de Calvin Harris & Disciples é uma canção de amor profunda e intensa que explora o tema da profundidade do amor entre dois amantes. A música é marcada pelo seu ritmo lento e sensual, pela sua melodia arrebatadora e pela sua letra poética. A letra fala sobre a vontade de se entregar ao amor sem medo, e de descobrir o quão profundo ele pode ser. A música é uma ótima opção para ouvir em momentos de romance e intimidade, e é uma ótima maneira de expressar os sentimentos mais profundos. Esta música pode ser uma pergunta ou uma afirmação, gosto muito desta dicotomia.

A música “Andorinhas” de Ana Moura é um hino à liberdade e à busca de novos horizontes. A música é marcada pelo seu ritmo vibrante e pela sua letra inspiradora. A letra fala sobre a vontade de voar alto e de explorar o mundo, e de não ter medo de deixar para trás o que é familiar. A música é uma ótima opção para ouvir em momentos de mudança e transformação, e é uma ótima maneira de se motivar a seguir em frente. Para alguém como eu, que sendo madeirense, tive que deixar os pais para trás e continuar a vida na FEUP para ser Engenheiro.

A música “Lua” de Ivandro é uma canção de amor e de esperança que explora a beleza da lua e a sua relação com os amantes. A música é marcada pelo seu ritmo suave e pela sua melodia envolvente. A letra fala sobre a vontade de estar perto da pessoa amada, mesmo que ela esteja longe. A música é uma ótima opção para ouvir em momentos de romance e intimidade, e é uma ótima maneira de expressar o amor e a saudade. Não é que tenha paixão por amores platônicos ou distantes, mas por vezes acontece alguma distância, física ou psicológica.

A música “Love the Way You Lie” de Eminem e Rihanna é uma canção sobre uma relação tóxica e abusiva. A música é marcada pelo seu ritmo forte e pela sua letra contundente. A letra fala sobre a dependência emocional e o vício em um relacionamento que é prejudicial. A música é uma crítica ao ciclo de violência doméstica, e é um alerta sobre os perigos de se envolver em um relacionamento abusivo. Agora que se fala tanto de relações tóxicas ou abusivas, deixo apenas esta música como alerta, deve ser o meu lado ativista (que não sei se existe).

A música “Bamboléo” dos Gipsy Kings é uma rumba flamenca que foi lançada em 1987. A música é marcada pelo seu ritmo dançante e pela sua letra alegre e positiva. A letra fala sobre a vontade de aproveitar a vida ao máximo, e de não se deixar abater pelas dificuldades. A música é um hino à alegria e à celebração, e é uma ótima opção para animar qualquer festa ou evento. Na continuação do lado ativista que existe, eu não sei se é um guilty pleasure ou não, mas gosto muito de música “cigana” e gostava que a minha playlist incluísse algo que poucas pessoas sabem.

A música “Hello” de Mr Tout le Monde é uma canção pop francesa que foi lançada em 2022. A música é marcada pelo seu ritmo dançante e pela sua letra positiva e otimista. A letra fala sobre a vontade de celebrar a vida e de encontrar a felicidade. A música é uma ótima opção para animar qualquer festa ou evento, e é uma ótima maneira de se sentir bem consigo mesmo. Gostava de acabar com um Olá a toda a comunidade FEUP e mais geral a toda a Universidade do Porto. Estou e sou eternamente grato ao que aprendi, aprendo e ainda vou aprender, porque afinal viver é aprender a viver e viver é aprender a aprender.”

 

Playlist

  1. My Way – Frank Sinatra
  2. Agitations tropicales – L’Impératrice
  3. How Deep Is Your Love – Calvin Harris & Disciples
  4. Andorinhas – Ana Moura
  5. Lua – Ivandro
  6. Sentir o Sol – Os Quatro e Meia
  7. Carlos Paredes – Verdes Anos
  8. Love the Way you Lie – Eminem ft Rihanna
  9. Bamboléo – Gipsy Kings
  10. Hello – Mr Tout le Monde

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #40 – Carlos Neves Fernandes