Trovadores: poesia ao som de guitarra

O único grupo da Academia do Porto que mistura melodias da guitarra e a declamação de poesia, o Grupo Académico Trovadores tem uma década de existência e 17 obras publicadas.

Foto: Rita Ormonde

O Grupo surgiu de uma brincadeira de tempos livres de dois estudantes da licenciatura de filosofia, da Faculdade de Letras, em 2013. Uma década depois conta com 9 Trovadores, 4 deles de momento no ativo, e alguns aprendizes.

Recentemente, no Sarau Cultural da semana académica, apresentaram uma obra em conjunto com o Grupo de Fados Literatus, também da Faculdade de Letras. Segundo o representante dos Trovadores , Paulo Freitas, o tema surgiu do fado falado de João Villaret e foi recebido de forma positiva. Ainda no Sarau apresentaram uma obra escrita e composta por dois aprendizes do Grupo.

Os Trovadores têm as suas obras disponíveis online e podem ser consultadas aqui . A última obra foi publicada em 2019 e é uma compilação de vários temas e poemas.

Em declarações à Engenharia Rádio, Paulo Freitas, disse ainda que o Grupo tem algumas surpresas preparadas para este ano e que os ensaios e são abertos a quem quiser aparecer.

Assim como o hino indica, os Trovadores têm “sempre aberta a porta para nós e para o outro”, aceitando estudantes de qualquer Faculdade da Universidade do Porto.

 

Filipa Fernandes

Publicado a

Comentários fechados em Trovadores: poesia ao som de guitarra