Queima das Fitas 2023 – 7º Dia

A penúltima noite da Queima das Fitas 2023 foi recheada de concertos e momentos para mais tarde recordar.

This slideshow requires JavaScript.

O sol já se derretia no céu quando se ouviram os primeiros acordes da primeira banda da noite, os TUA. A banda vencedora do concurso de bandas entrou com toda a força no palco principal. A banda composta por Laura Castro (vocalista), José Luís Ferreira (baixista), André Regufe (guitarra), Rui Sargo (teclado) e Luís Coentrão (bateria), começou por partilhar com o público um original intitulado de “não é não” com sabor a rock. Este estilo foi uma constante ao longo dos 20 minutos de concerto, com mais originais e alguns covers: Måneskin e The White Stripes também se fizeram ouvir no palco principal. O concerto terminou com outro original, Amazing Day, que fez com que este terminasse em beleza, ainda que tivesse sabido a pouco. Podem ficar atentos às novidades através do Instagram da banda.

 

O concerto que se seguiu foi uma ode a todos aqueles sons funk e jazz que fazem bem à alma. Da Chick, brilhou e encantou o recinto com uma sonoridade única e cujo groove se deixou contagiar pelas células do corpo de quem assistia. Com um repertório maioritariamente do seu álbum mais recente Good Company (2022), em boa companhia ficámos com canções como Funk You Want e Positivity. Esta última contou ainda com uma parte da música Three Little Birds, do Bob Marley. Houve um momento “jazzístico” em que, se fechássemos os olhos, estaríamos certamente em alguma jam session em Paris. Por último, Da Chick cantou I Got Music nesta bonita festa da música e dissemos todos em uníssono, thank god I got music – sem dúvida!

 

Com o aquecimento feito, voou-se até São Tomé e Príncipe para absorver os ritmos quentes e doces dos Calema. Os irmãos António e Fradique, transbordaram amor pelo recinto com um repertório cheio de músicas que aqueceram o coração. Por lá, ouviu-se: A nossa vezMaria Joana (com a participação especial de Nuno Ribeiro), A Nossa Dança e muitas mais! Na Mama Ê, foi feito um pedido especial ao público: tinham de dizer “Mama A” ao estilo  “francesinha e molho MUITO picante”. Como seria de esperar, o público, mestre nesta arte, respondeu com toda a força. Foi uma autêntica festa, onde era impossível ficar parado.

 

Por último, uma das bandas mais esperadas da noite e, provavelmente, de todo o cartaz da Queima das Fitas 2023, os Two Door Cinema Club, que não deixaram ninguém indiferente. Começaram com a canção I Can Talk, tendo sido instalada a euforia pelo recinto, de forma imediata. Muito se cantou e dançou com canções que souberam a nostalgia e alegria. O concerto correspondeu às expectativas, e, aquando os acordes do “hit-mais-hit”, What You Know, a onda de energia sentida por parte do público foi algo indescritível. É precisamente por isto que a música é feita – para unir, mover e emocionar seres que partilham esta sede de viver.

 

Esperamos que assim continue, já hoje, no último dia da Queima das Fitas do Porto 2023!

 

Maria Alves da Silva

Tomás Miranda

Margarida Rodrigues

Publicado a

Comentários fechados em Queima das Fitas 2023 – 7º Dia