Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #35 – Pedro Afonso

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 35ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Pedro Afonso.

Pedro Afonso
Mestrado Integrado em Engenharia Química
Senior Product Manager @ ANSYS, Inc.

 

Playlist que marca o compasso da vida de Pedro Afonso
“A minha geração (“que dureza”) ainda teve tempo sem internet. Ainda teve tempo para gravar músicas da rádio quando tinha a sorte de carregar “REC” a tempo. Tinha de esperar para ouvir aquela música e, permite-me dizer que, quando a ouvíamos soava como se fosse a última vez. Esta playlist agrega músicas que simplesmente gosto como de músicas e que por alguma razão soaram naqueles momentos importantes. A maior parte é ROCK ou Metal… não é que não goste de outros estilos, creio que é consequência de ter aprendido a tocar guitarra aos 11/12 anos.
Nessa altura, tive como prenda duas K7’s. MTV Unplugged do Nirvana e Load dos Metallica. Longe de afirmar que estilo de música me tornou consciente musicalmente, mas o som era tão diferente que não conseguia deixar de ouvir.
Escolhi a “Bleeding Me” dos Metallica desse álbum. Aqueles versos de “I’m diggin’ my way, I’m diggin’ my way to somethin’, I’m diggin’ my way to somethin’ better”, davam-me a sensação de que a dedicação “a algo” sempre compensa.
Até à entrada na FEUP era difícil que não estudasse a ouvir Metallica, Guns ou Nirvana. Já na faculdade, numa daquelas noites de cartas, um amigo liga o PC e ouço pela primeira vez a “Stairway to Heaven” dos Led Zepellin. Não consegui deixar de ouvir esta música, nem os Led Zeppelin embora não fossem uma banda da minha geração. Talvez a minha banda favorita.
Seven Nation Army tem de estar nesta lista. Ainda hoje não sei bem o significado da música, mas sei que foi a som desta música que conheci a Ana. Na altura, tinha um telemóvel manhoso que permitia criar os nossos próprios ringtones. A desculpa perfeita para falar com quem tinha 7 anos de piano no conservatório e sabia identificar “os sustenidos” bem melhor que eu. Atualmente, conseguimos juntar um coro de 3 filhotes que nos dão muita muita música.
Uma decisão de última hora de ir até Vilar de Mouros com um amigo, deu-nos a oportunidade de ver um dos melhores concertos/espectáculos (LAMB, CAKE, MANU CHAO, MIND DA GAP…). Escolhi a cover dos Cake de “I Will Survive” e a “Du Has(s)t” dos Rammstein. Esta última, porque não consegui ficar para o dia seguinte e perdi o concerto deles. :/
Como sou de Bragança, era normal durante o curso, voltar a casa a cada 2 semanas. Uma entre as muitas é a “Downtown” do grupo espanhol Dover. Dois motivos principais – sempre gostei dos versos iniciais: “Clean your bedroom come on / so we can find your soul”, que sempre interpretei como “organiza-te mentalmente para que possas ser feliz” e, não menos importante, o CD “late at night” era energizante o suficiente para me manter acordado durante as viagens.
Voltar a casa era sempre bom. Diferente do Porto, nem pior nem melhor, diferente só. Sair com os amigos de infância, contar histórias novas em bares antigos. O ponto de encontro não era sempre na “Praça” dos Yvette Band, mas nunca ficava longe do centro de Bragança.
O meu percurso na FEUP foi evoluindo normalmente depois do stress dos primeiros anos. Talvez o passo mais difícil tenha sido descobrir em que área evoluir. A minha interpretação da música “Show Me How to Live” dos AudioSlave, é uma alusão à filosofia, às ferramentas e ao conhecimento que o curso/professores/colegas nos conseguiram incutir – “You gave me life, now show me how to live” – permitiram-nos ter a coragem de atacar e arriscar em áreas novas, como era para mim a área de CFD (Computational Fluid Dynamics).
Fruto dessa experiância, de uma visita a um seminário da ANSYS e da recomendaçao de um amigo, aceitei em 2010 sair de Porto para Paris. No dia que aceitei a oferta (das decisões mais duras que tomei), era uma 6a feira e assim que liguei o carro para ir para casa, a primeira música no rádio foi “Dog Days are Over” da Florence + The Machine. Achei extremamente irónico, e ao mesmo tempo, pensei… só os dias do cão acabaram, que dias de que animais vão começar agora? Quando isto se transformou num calendário chinês?
“Fast Forward” para o primeiro ano em Paris. Descobri (de novo) amigos/colegas longe de casa, com uma idade diferente de quando entramos na faculdade, agora com responsabilidades laborais, mas com uma “saudade latente”. Muito trabalho durante a semana, durante o fim de semana, dividido entre dia de convívio, seguido de domingo cultural. “Soundtrack” recomendada “Alors on Danse” by Stromae.
Em 2011, abrimos o escritório em Madrid. Passamos de 3 a 53 em 2023. Muito trabalho, mais perto de Portugal, mais perto da Ana. Foi o tempo das viagens Madrid Porto a 18 euros ida e volta. O avião na verdade era um táxi. Relações à distância são demasiado duras mas durante 2 anos o verso “Don’t stop believing, Hold on to that Feeling” dos Journey talvez seja adequado para este período.
Outra música bastante “emotiva”, e ainda me é dificil de digerir quando a ouço. “Cat’s in the Cradle” – Harry Chapin surgiu numa playlist entre viagens, numa época que viajava 3 dias por semana. A letra é genial, story telling mode on, e ajudou-me a repensar o equilíbrio pessoal/professional.
Para cortar um pouco com o tema emocional, adoro a pseudo música de intervenção dos Sum 41 “Still Waiting”. Se puderem ver a intro do videoclip, o diálogo inicial é delicioso. “This can’t last forever, Time won’t make things better” é um alerta sobre o mundo em que vivemos.
Última música, de escolha fácil – Sam’s Town dos The Killers. Nos versos “I see London, I see Sam’s Town”, Bragança, Porto ou Madrid são casas para nós. Diferentes mas conectadas.
Espero que gostem e obrigado FEUP pela oportunidade.

Bonus Track: “Never Stop”, The Strangers. Banda de um colega de trabalho (Bateria) e 1ª musica (a sério…) que os nossos filhos aprenderam a cantar.

Pedro”

 

Playlist

  1. Metallica – Bleeding Me
  2. Led Zepellin – Stairway to Heaven
  3. The White Stripes – Seven Nation Army
  4. Cake – I will survive
  5. Ramstein – Du Hast
  6. Dover- Downtown
  7. Yvette Band – Praça da Sé
  8. Audioslave – Show me how to live
  9. Florence + The Machine – Dog Days are over
  10. Stromae – Alors on danse
  11. Journey – Don’t Stop Believin’
  12. Harry Chapin – Cat’s in the Cradle
  13. Sum 41 – Still Waiting
  14. The Killers – Sam’s Town
  15. Bonus Track: The Strangers – Never Stop

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #35 – Pedro Afonso