Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #32 – Rui Fernando Marques

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 32ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Rui Fernando Marques.

Rui Fernando Marques

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

FPGA Expert – Systems Engineer Aerospace, Defense Security @ TEKEVER SPACE

 

A diversificada Playlist de Rui Fernando Marques

“Gotan Project é uma banda de música com um Tango meio alternativo ou eletro. Têm várias músicas ótimas para dançar sozinho ou acompanhado. Esta pareceu-me adequada para iniciar a lista de reprodução. Lembro-me de quando estava em épocas de exames, quando o cansaço era demais, mas ainda assim tinha de fazer um último esforço para acabar de estudar a matéria toda, então desligava as luzes do meu quarto, sala ou laboratório (se estivesse sozinho), e punha esta música a tocar enquanto dançava às escuras. A quem decidir replicar a experiência, boa viagem!

Nujabes foi um DJ Japonês. Esta música que vos trago tem alguma inspiração na série de anime “Samurai Champloo”. Alguma vez estudaram, ou trabalharam durante horas ao som da mesma música sem ficarem fartos da música ou sem ela ficar na cabeça? Esta é uma delas. Ainda hoje oiço a versão “10 horas”. Há 3 versões ligeiramente diferentes desta música, a minha favorita é a quem tem a personagem “Fuu” como inspiração, mas há também com o “Mugen” e o “Jin”. Estes 3 nomes são os nomes das 3 personagens principais da série “Samurai Champloo”. Num dia de chuva, a trabalhar de casa, oiçam Nujabes e… Bom proveito

Esta música acompanhou-me ao longo da minha infância e vida adulta. Ainda hoje às vezes uso esta música como despertador. É mesmo agradável acordar ao som de Dido com a “Here with me”. Um obrigado especial à minha irmã que fazia exatamente isso: acordava-se a si, e a mim, ao som desta música. A letra desta música também é muito bonita. “I don’t want to change a thing, it might change my memory.”. Quem quiser experimentar um novo toque para o despertador, esta música é perfeita.

Moloko foi a primeira banda de música que vi ao vivo. Ouvi Moloko ao vivo no Sudoeste antes de entrar na Faculdade. Lembro-me que a vocalista dançava e saltava freneticamente pelo palco, e no final entrou num piano a fazer palhaçadas. Ela é uma Molok’a. Na Faculdade ouvia Moloko quando queria despertar para dançar. Em especial, a letra desta música fez-me desejar encontrar alguém que me quisesse, ou desejasse como a vocalista o canta tão emotivamente. A todos os ouvintes, os que encontraram e os que sem dúvida hão-de encontrar, deixo-vos com a “I Want You”…

Outra música sobre encontrar a cara metade. Esta é outra música muito mexida, mas ainda assim calma e suave. Eu já gostava de Faithless, mas esta música tem uma letra mesmo gira… e o videoclip é hilariante. Na altura senti que partes deste videoclip descreviam a minha vida, e aposto que descreve a vida de muitos dos ouvintes também. Quem vir o videoclip, ganhe coragem para dançar mesmo numa multidão de pessoas estáticas… Ao som deFaithless ft Estelle “Why Go?”.

Fatboy Slim é uma banda de música dos anos 90. Esta é apenas uma das músicas que ouvia na altura. Para além das músicas me manterem com ritmo de estudo ou “desperto”, os videoclips são todos “fora da caixa”. Para quem estiver a começar o dia e precisar de um pouco de energia…

The Black Keys, quem não conhece, devia. Um grande abraço ao Rui de Canelas, que é dos meus amigos mais antigos, por me ter dado a conhecer a banda. Segue então “Lonely Boy”, de “The Black Keys”, para os “Lonely Boys” da Faculdade de Engenharia, para os ousados que querem aprender os “dance moves” deste videoclip e impressionar numa festa…

Electro Swing é um dos meus estilos de música favoritos. Esta não é uma música para adormecer. É um remix de um dos momentos mais icónicos da Disney: quando, em Aladdin, o génio da lâmpada aparece pela primeira vez. Admiro muito Robin Williams e os filmes e humor que ele fez. Encontrei algures na net o realizador do filme Aladdin a comentar que na altura em que estavam a fazer o filme, o realizador ficou com várias horas do Robin Williams a falar e a fazer piadas, e que ele teve de cortar imensas falas para poder adequar ao filme do Aladdin. Por agora, deixo-vos “A Friend Like Me”, versão Electro Swing, e aproveitem o momento para se recordarem de um amigo vosso que não haja igual.

Parov Stelar. Mais uma música para levantar da cadeira e dançar. Parov Stelar ensinou-me a fazer uma dança que era shift lateral com os pés. Era um “pseudo-random-moonwalk-de-lado”, o sucesso em qualquer discoteca. Não havia “LMFAO – shufflin'” ou “TecktoniK” que batesse estes moves. Para quem estiver a praticar, cuidado com os tapetes!

O videoclip de Parov Stelar – “Chambermaid Swing”, tem passagens de filmes antigos onde casais dançam de forma frenética. Numa palavra: “Vejam”. São daqueles vídeos que põem as nossas mães a dizer “já não se fazem filmes como antigamente”. Para os curiosos dos musicais, seguem os nomes dos filmes: “Top Hat” com Ginger Rogers, “Second Chorus” com Paulette Goddard e Burgess Meredith, e “Hellzapoppin” com Whitey’s Lindy Hoppers. Arrumem o tapete da sala, calcem o vosso “tapshoe”, levem uma toalhinha para limpar o suor, ponham o filme na televisão grande da sala.

Caravan Palace, não vos vai deixar sentar. Preparem-se para outra música ótima para dançar. Acho o videoclip desta música mesmo engraçado. É um cenário onde gatos e cães vestidos como humanos se encontram num bar. Sem querer fazer “spoilers”, a melhor descrição deste videoclip é “se o filme Zootopia tivesse sido realizado pelo realizador Quentin Tarantino.” Aos ouvintes, soltem o animal que há dentro de vós, e dancem sem tabus. Bom proveito

E pegando nesse espírito de “dacem sem tabus”, segue-se a música “Do You” do artista Pogo“. Pogo é um DJ que faz música pegando em excertos de filmes ou gravações. É dos meus artistas favoritos, mas infelizmente não conheço muita gente que aprecie. Partilho 3 músicas do Pogo, pode ser que gostem de uma delas, mas claro, … sejam honestos, … sejam vocês mesmos, …

Esta música tem como base os filmes do Winnie da Pooh. Se reconhecem as vozes na música, é porque provavelmente o Winnie da Pooh e o Christopher Robin fizeram parte da vossa infância. Há uma pequena mensagem na música que fala da forma quando estamos com alguém, estarmos realmente com alguém. Ou pelo menos foi assim que interpretei. Que esta música vos faça sentir a presença de algum amigo próximo, porque “When I’m with you, I’m with you”. Bom proveito

Deixo-vos com a terceira e última música do Pogo nesta lista de reprodução. A música é baseada no filme do Gru Maldisposto, e tem realce em unicórnios. Como é óbvio vou dedicar esta música às minhas sobrinhas. Beijinhos para a Lia, a Diana, a Lara, e já agora, também para o André. Soltem a criança que têm dentro de vocês e… Bom proveito

Nitin Sawhney é uma banda de música que os meus irmãos mais velhos me deram a conhecer. Há um misto de culturas: Brasil, Índia, USA, etc… Mas é muito, muito engraçado. Espero que gostem, a seguinte também é deles. Quem gosta de desafios vocais, recomendo karaoke da música “Nitin Sawhney – Conference”, mas por agora, deixo-vos em “terras natais”, “homelands”…

Uma vez mais Nitin Sawhney a levar-me para os tempos que ouvia isto no “Walkman”/leitor de cassetes dos meus irmãos. Um beijinho e um abraço para a minha irmã (Andreia) e irmão (Fernando), também Engenheiro da FEUP. Para a malta mais nova, desafio-vos a ouvirem a música enquanto descobrem como se fazia para ouvir uma cassete de música desde o início com o auxílio de um lápis.

E por falar em aprender novos passos de dança, como suspeito que todos conhecem a música original do PSY – “Gangnam Style”, alguém se lembra da versão “tuga”, “Gamar com Style” do Pedro Fernandes no “5 Para a Meia-Noite”? Toca a fazer o cavalinho!

Alt-J é uma banda de música que conheci num workshop de Verão em Itália. Um estudante Sueco com quem partilhei quarto, durante o workshop de Verão, deu-me a ouvir Alt-J, e tive a mesma reação que provavelmente irão ter vocês também. “Mas o que é isto?!”. “Breezeblocks” é das músicas mais populares deles, mas é também a mais esquisita, especialmente se vista com o videoclip. Espero que não vos condicione o gosto, porque eles têm músicas com batidas muito boas. Uma delas vem já a seguir na lista de reprodução. Por enquanto, oiçam “Breezeblocks”, ignorem um pouco a letra e o videoclipe, e apreciem a batida. Bom proveito

Alt-J é uma banda de música do Reino Unido, com algum gosto especial para cinema (para além da música). Para quem gosta daqueles filmes, que quando acaba fica com aquela sensação, “mas o que é que eu acabei de ver?”, os videoclipes de Alt-J têm muito essa onda. “Matilda” é uma música calma, e com um ritmo agradável, o videoclip é dos mais normais, por isso, é uma boa forma de aprender a gostar de Alt-J. Para quem estiver com insónias, beba um copinho com leite e mel, deite-se às escuras ao som de “Matilda” e… Bom proveito

Este foi um álbum de música que me foi recomendado por um grande amigo da FEUP. “Everything I Can’t Have” é das poucas músicas não românticas deste Álbum. Decidi não colocar uma música mais calma para não condicionar a playlist, mas a todos os casais apaixonados, recomendo vivamente este álbum. No final do dia de hoje, desliguem a televisão, mandem vir comida italiana, ponham a sala a meia luz, e dancem ao som de “The Evolution of Robbin Thicke”. Bom proveito!

Dave Matthews Band com a ” If Only – Hollywood Bowl”, foi uma banda que fiquei a conhecer numa altura mais romântica da minha vida. Na altura fiz uma viagem de carro até à Régua e esta música marcou-me a mim e a quem viria a tornar-se minha namorada nesse dia. Uns quantos anos depois, e esta foi a música que ela escolheu para entrada na cerimónia quando casamos. Aquilo que me chamou mais atenção na letra desta música foi o facto de “eu ser só um tolo, a fazer de conta que sou um Sr. fixe.” (na música: “I’m just a fool, playing Mr. cool.”). Espero que esta música traga tanta felicidade a quem ouvir, tal como nos deu a nós. Por agora, não vos maço mais com histórias da minha vida.

Espero que gostem da lista de reprodução que se segue! Bom proveito! ”

Playlist

  1. Gotan Project Triptico
  2. Nujabes – Aruarian Dance + Rainy Mood
  3. Dido – Here with Me
  4. Moloko – I want you
  5. Faithless – Why Go? ( ft. Estelle )
  6. Fatboy Slim – Right Here, Right Now [Official Video]
  7. The Black Keys – Lonely Boy
  8. [Electro Swing] A Friend Like Me (Sim Gretina Remix)
  9. Parov Stelar – All Night
  10. Parov Stelar – Chambermaid Swin
  11. Caravan Palace – Lone Digger
  12. Pogo – Do You
  13. Pogo – Boy & Bear
  14. Pogo – Gruve
  15. Nitin Sawhney – Homelands
  16. Nitin Sawhney – Sunset (trip hop)
  17. “Gamar com Style” (GANGNAM STYLE) – Pedro Fernandes / 5 Para a Meia-Noite
  18. Alt-J (∆) Breezeblocks
  19. Alt-J (∆) – Matilda
  20. The Evolution of Robbin Thicke, Everything I Can’t Have
  21. Dave Matthews Band – If Only – Hollywood Bowl

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #32 – Rui Fernando Marques