INESC TEC Science Bits #17 – Colocar o “super” em supercomputador

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio exploramos o que torna um supercomputador, super – e os desafios de gerir estas máquinas.

O mundo das proteínas é um mundo complicado. Estas biomoléculas têm estruturas variadas e bastante complexas. Na medicina, perceber como são as proteínas dentro de um corpo humano é importante para avançar estudos de doenças e promover a criação de novos medicamentos. Mas dada esta complexidade, investigadores não conseguiam simular a 100% o aspeto de cada proteína do corpo humano, até agora. Uma empresa da Google, a DeepMind publicou recentemente na Nature um modelo que consegue prever a estrutura de todas as proteínas do corpo humano. Chama-se AlphaFold2 e já há quem diga que isto é um momento histórico para a biologia estrutural.

Este momento histórico só é possível graças a supercomputadores e o Science Bits deste mês é sobre os superpoderes da supercomputação – e sobre o desafio que é gerir estas máquinas. João Paulo e Ricardo Macedo falam da sua experiência.

Ricardo Macedo e João Paulo

João Paulo é investigador do HASLab, uma das unidades de investigação do INESC TEC e da Universidade do Minho. Concluiu o seu doutoramento em 2015, e o seu trabalho foca-se em sistemas distribuídos de grande escala, com particular incidência em escalabilidade, desempenho, segurança e confiabilidade de sistemas de armazenamento e de bases de dados. Um dos seus grandes interesses é a aplicabilidade deste tipo de atividades de investigação, com vista a solucionar desafios complexos em termos de gestão de dados em centros de computação na nuvem e de alta performance (HPC). Possui diversas publicações em revistas e conferências internacionais de relevo, e coordena a vertente de investigação e de desenvolvimento em vários projetos nacionais e internacionais. Para mais informações, pode consultar o seu perfil em https://jtpaulo.github.io. 

Ricardo Macedo é investigador do HASLab, e aluno do quarto ano de doutoramento do MAP-i – Programa Doutoral em Informática. Em 2017, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho. A sua investigação foca-se em sistemas de armazenamento distribuído, nomeadamente o armazenamento definido por software, o armazenamento programável e distribuído, e as tecnologias de kernel/espaço do utilizador, contando já com várias publicações em conferências premium e em revistas dedicadas à investigação de sistemas.  Ricardo tem estado ativamente envolvido nas tarefas de criação e de desenvolvimento de projetos internacionais e nacionais. 

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #17 – Colocar o “super” em supercomputador