Um ano novo diferente

Neste ano atípico de 2020, devido à pandemia do Covid-19, o governo decretou um estado de emergência nesta quadra natalícia que se estende até à época de comemoração do ano novo de 2021.

Festejos de ano novo

O objetivo destas restrições mais apertadas nos últimos dias de dezembro, prende-se com o facto de se poder travar um potencial agravamento da proliferação do vírus. Assim sendo, existem algumas regras específicas que serão aplicadas a Portugal Continental, bem como medidas excecionais para os concelhos com maior risco de contágio da Covid-19.

Uma vez passada a quadra natalícia, as regras impostas pelo governo para os próximos dias serão:

  • Dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro: Nestes quatro dias vão vigorar as regras previstas nos últimos estados de emergência para o conjunto do país, as quais estão escalonadas de acordo com o risco de contágio por concelho. Reforçamos a ideia de recolher obrigatório a partir das 23:00 até às 5:00 do dia seguinte.
  • Dia 31 de dezembro: A circulação entre concelhos está proibida a partir das 00:00 e a via pública fica vedada após as 23:00. Os restaurantes vão poder funcionar até às 22:30. Estas restrições vigoram em todo os concelhos, independentemente do escalão de risco.
  • Dias 1, 2 e 3 de janeiro: Durante estes dias, e até às 5:00 da madrugada de 4 de dezembro, não é permitida a circulação entre concelhos, enquanto a circulação na via pública está vedada depois das 13:00. Quanto à restauração, os estabelecimentos podem estar abertos ao público até às 13:00, sendo que depois dessa hora poderão continuar a funcionar, no entanto somente para entregas ao domicílio. Tal como no dia 31 de dezembro, estas medidas aplicam-se a todos os concelhos.

 

Os primeiros dias do ano serão passados de uma forma bem mais restrita do que em anos anteriores, no entanto, há ainda quem mantenha algumas tradições de ano novo. Luís, estudante de Ciências do Desporto na FADEUP, admite que esta passagem de ano será sobretudo passada em casa, com a família, por forma a proteger-se a ele e aos seus familiares de um possível contágio. Sara, estudante de Ciências da Comunicação na FLUP, afirma que manterá as superstições de ano novo, tais como, usar uma cueca azul para dar sorte a 2021, comer as 12 passas no decorrer das primeiras 12 badaladas do dia 1 de janeiro e ainda saltar de um banco com o pé direito para que o ano comece em grande e assim perdure. “O ano novo pode ser onde a gente quiser, não o deixemos morrer por não podermos sair á rua!”. Por fim, contamos com o testemunho do João, estudante de Engenharia Civil na FEUP que, para além de passar a passagem de ano em casa com a namorada, irá também cumprir todas as tradições de ano novo, desde o bacalhau na hora do jantar, o brinde com champanhe à 00:00 e ainda as 12 uvas passas com o intuito de pedir 12 novos desejos para que 2021 lhe traga sobretudo o já cliché “paz, saúde, amor e algum dinheirinho”.

 

A Engenharia Rádio deseja a todos um feliz ano novo e a recomendação de que se protejam a vocês e a quem mais gostam, para que a próxima passagem de ano seja igual a tantas outras que já passaram.

 

Joana Carneiro

Publicado a

Comentários fechados em Um ano novo diferente