Opinião: “Listen” – Ana Rocha de Sousa

Ana Rocha de Sousa, atriz e realizadora portuguesa, nascida em Lisboa, estreou-se em 2020 com a longa-metragem Listen, focada num casal português, residentes em Inglaterra, que se encontram em risco de perder a custódia dos seus três filhos – o jovem adolescente Diego, a criança Lu, surda, e ainda a bebé de colo Jessy.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Somos guiados por Lúcia Moniz e Ruben Garcia, que dão vida às personagens de Bela e Joca, respetivamente, numa fase das suas vidas puramente fria, cruel, e cheia de momentos insólitos de esperança. Um filme sem artificialidade, subtilezas e panos quentes, sendo bastante direto e cru perante as dificuldades e desafios desta família, tal como os seus podres.

A obra cinematográfica inicia-se com poucas luzes acerca do passado deste casal, sabemos apenas que a vida pregou uma rasteira aos sonhos destes dois portugueses, deixando-os a lutar pela estabilidade e manutenção dos pilares básicos da vida moderna – como pagar renda e contas, garantir uma boa higiene, casa habitável, e, acima de tudo, garantir que é possível colocar alimentos na mesa.

A família encontrava-se já sinalizada pelos serviços sociais devido às suas dificuldades financeiras, estando Joca desempregado e Bela a trabalhar como mulher-a-dias. Como se isto não fosse o suficiente, certo dia a professora de Lu encontra nódoas negras espalhadas pelo corpo da pequena jovem (que mais tarde se vem a provar serem causadas devido a uma condição médica), gerando naturalmente dúvidas acerca de possíveis maus tratos por algum membro da sua família. Desta forma, os serviços sociais decidem agir diretamente perante esta família.

This slideshow requires JavaScript.

Com isto, os três filhos são retirados a Bela e Joca e levados para uma instituição de adoção que os tratará de dar a uma família de acolhimento em troca de dinheiro. As visitas entre o casal e os filhos é muito condicionada e estes não podem comunicar entre eles em nenhuma língua a não ser o inglês, tornando impossível a comunicação de uns pais cheios de saudades, em especial com a filha surda. Uma falha enorme entre os serviços públicos que nem tenta sequer ouvir e entender as dificuldades das famílias que foram arrastadas para estes problemas.

Porém, por mais dificuldades que os dois tenham e desafios que lhes apareçam à frente, estes não deixam que nenhum obstáculo se ponha à frente dos sentimentos e da dedicação que nutrem pelos filhos, percorrendo tudo o que está acima e abaixo da lei de modo a conseguirem ter a família junta de novo.

This slideshow requires JavaScript.

Listen, um filme que se trata, acima de tudo, de um grito para que estas histórias sejam ouvidas. Não apenas a história específica deste casal que nos é apresentado por Ana Rocha, mas também a de todos os outros que vão à procura de uma vida melhor e que acabam por ser reprimidos e silenciados pelas autoridades e serviços sociais. Um filme que desperta e alerta à consciência daquilo que se passa ao nosso redor. Um alerta à rigidez dos sistemas de adoção, sendo bastante forte a condenar como a capacidade financeira de alguém é um peso tão grande na avaliação de uma pessoa e da sua habilidade paternal.

Das nomeações e vitórias que esta obra recebeu destacam-se duas que elevaram a realizadora –  O Lion of the Future “Luigi De Laurentiis” Venice Award for a Debut Film e o Special Orizzonti Jury Prize, ambos do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

This slideshow requires JavaScript.

Podes ver o trailer aqui.

 

Tiago Cardoso

 

Publicado a

Comentários fechados em Opinião: “Listen” – Ana Rocha de Sousa