Vodafone Paredes de Coura 2019 – Palco Jazz na Relva

A menos de um mês do início do festival Vodafone Paredes de Coura 2019, na sua 27ª edição, foram divulgados os nomes que estarão presentes no Palco Jazz na Relva, que anima as tardes ao redor do rio para muitos festivaleiros.

A novidade deste ano é que, durante todos os dias do festival, de 14 a 17 de agosto, pelas 11:00h, haverá uma sessão de Yoga pelo projeto “Yoga Project – Joana Dias”, para todos poderem relaxar, no ambiente pacífico que envolve as margens do rio Taboão. Faltam ainda ser divulgados os nomes para o Vodafone Vozes da Escrita, que decorre pelas 13:00h nos dias 15 e 16 de agosto.

Dia 14/08

13:00h – Tertúlia Ambiental
15:00h – Mazarin

Mazarin são um grupo fundado no início de 2016, tendo lançado a sua EP de estreia em maio de 2018, que conta com a produção de Pedro Ferreira (Quelle Dead Gazelle) e José Penacho (Marvel Lima). Embora assentes numa base jazzística, o seu som procura englobar um leque diversificado de géneros, como hip-hop, neo-soul e rock, contando com influências como Badbadnotgood, Hiatus Kaiyote, Yussef Kamaal, Bruno Pernadas ou Robert Glasper.

16:00h – Plastic People

Os Plastic People são uma banda que oscila entre o amor e o ódio, entre a luz e a escuridão, entre a luxúria e a decadência. Canções com máscaras vibrantes, combinando melodias simples e sonoridades atmosféricas como que saídas de um romance punk. A essência dos Plastic People está umbilicalmente ligada à sua terra natal: Alcobaça, uma cidade no litoral, a 100km a norte de Lisboa, onde um sentido generalizado de uma burguesia decadente instalada em alguns pilares da sociedade acaba por definir a estética e a sonoridade da banda. Têm como influências The Velvet Underground, Joy Division, The Jesus & Mary Chain, Suicide, David Bowie ou Iggy Pop.

Dia 15/08

13:00h – Vodafone Vozes da Escrita
15:00h – Mathilda

Mafalda Costa (Guimarães, 18 de fevereiro de 2000) é uma compositora, cantora e instrumentista portuguesa. Depois de pisar alguns dos melhores palcos do país, surge o alter ego musical Mathilda. Mafalda refugia-se neste termo, que não é mais do que uma variação do germânico Mahalta, de onde deriva o seu nome, para expor fragilidades, acompanhada ora por um ukulele, ora por uma guitarra eléctrica. Ao vivo, faz-se acompanhar por Diogo Alves Pinto, mais conhecido pela sua one-man band Gobi Bear, que desenvolve arranjos com percussões, guitarra e voz. Em novembro de 2017, o seu primeiro lançamento “Lost Between Self Expression and Self Destruction” é editado com o selo Planalto Records.

16:00h – Melquiades

Melquiades é composto por António Agostinho (Guitarra), Diogo Sousa (Bateria), Luís Lucena (Baixo), e João Nascimento (Synth). Neste percurso musical unem-se os vários reinos de um rock alternativo sem a menor das pretensões sobre que estilo se designar, e ao mesmo tempo sem problemas de assumir as influências do post-rock, do math e da música étnica e latina. Oyster Eggs é o EP de estreia e contém 5 faixas recheadas de momentos épicos que se transformam em muita diversão e força de quem quer partilhar este mundo novo e desenterrar todos os que decidiram repousar antes do tempo.

17:00h – Fumaça – Debate Lítio: Quem paga a “energia do futuro”?

O Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente. É um projeto de informação online que aprofunda os problemas mais estruturantes da sociedade portuguesa e global. Quer explicar os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam a vida da sociedade em que vivemos.

Dia 16/08

13:00h – Vodafone Vozes da Escrita
15:00h – The Rite of Trio

The Rite of Trio é uma colaboração musical especial entre André Silva, Filipe Louro e Pedro Alves. Partindo da sonoridade, atitude e conceitos da música erudita – como Stravinsky ou Ligeti – bandas progressivas/punk – como The Lounge Lizards, The Mars Volta ou Dream Theater – ou jazz contemporâneo como Adam Lane, John Hollenbeck ou Craig Taborn – idealizam a sua música como sendo também uma metáfora para a vida plena: infinitamente caótica, complexa, embora poderosa e repleta de amor e humor.

16:00h – Madrepaz

Pedro, Nuno e Ricardo encetam um processo de construção e destruição da estética musical, de questionamento e de tentativa e erro que os levou a uma visão mais clara e profunda da identidade do grupo e do tipo de música e mensagem que iriam partilhar. João Barreiros viria a juntar-se nas teclas na reta final de 2015. Em dois anos editam dois discos: “Panoramix”, editado em 2017 e segundo disco “Bonanza”, editado em 2018.

17:00h – Fumaça – Entrevista: Tiago Brandão Rodrigues (Ministro da Educação)

Dia 17/08

15:00h – West Coast Man

West Coast Man é um projecto de Indie/Folk criado por Pedro Caldas, cantautor vizelense a viver em Paredes de Coura. Em 2016 lança o seu primeiro single e em 2018 o seu primeiro EP. West Coast Man traz-nos sons que cruzam a ruralidade com as harmonias urbanas com canções doces, arrojadas e irreverentes, num concerto intimista.

16:00h – PALANKALAMA

PALANKALAMA é um projecto de música instrumental da cidade Porto. As suas influências estão essencialmente relacionadas com os universos da música folk, rock e jazz.  A música dos Palankalama pode ser traduzida/entendida como uma longa citação de lugares geográficos, reais e imaginários, e uma exploração dos universos musicais sugestivos do cinema, ou da música popular. É um trabalho sobre paisagens sonoras, quase familiares, onde se procura que o lado plástico e abstracto da música funcione como uma janela para lugares de desvio e de ficção.

De relembrar que o Vodafone Paredes de Coura regressa entre os dias 14 e 17 de agosto de 2019, onde estarão presentes nomes como The NationalNew Order e Father John Misty. Lê tudo sobre os cabeças de cartaz desta edição aqui. Podes também acompanhar o Festival Sobe à Vila, entre os dias 10 e 13, na vila de Paredes de Coura. Conhece os nomes que vão estar presentes nos palcos da vila aqui

Os bilhetes diários estão disponíveis nos locais habituais por 55€ e o passe geral por 94€ com campismo incluído.

Rita Moura

Publicado a

Comentários fechados em Vodafone Paredes de Coura 2019 – Palco Jazz na Relva