Vodafone Paredes de Coura 2019 – Os grandes nomes desta edição

Com cartaz fechado deste o passado dia 4 de abril, o festival Vodafone Paredes de Coura 2019 regressa entre os dias 14 e 17 de agosto à Praia Fluvial do Taboão, na vila de Paredes de Coura, para a sua 27ª edição.

Como não poderia deixar de ser, a primeira confirmação para 2019, feita ainda em 2018, agradou aos fãs do festival. Os The National atuaram pela primeira vez no palco do Vodafone Paredes de Coura em 2005, ao som do álbum Alligator. Sleep Well Beast (2017), o mais recente disco dos norte-americanos e vencedor do National Grammy Award na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, continua a navegar em vastas e instrumentais paisagens sonoras. “The System Only Dreams In Total Darkness”, “Day I Die” e “Nobody Else Will Be There” são alguns dos temas que vão ecoar no anfiteatro natural da música, logo no primeiro dia de festival, dia 14 de agosto. As expectativas estão também altas para ouvir I Am Easy to Find, o álbum que irá ser revelado na íntegra a 17 de maio deste ano, com temas já entretanto disponíveis como “Light Years”.

O destaque do dia 15 de agosto vai para New Order, banda inglesa formada em Manchester, no ano de 1980. Fundados das cinzas dos lendários do post-punk Joy Division, conseguiram triunfar sobre a tragédia que abalou o grupo inglês e emergiram como uma das bandas mais influentes e aclamadas dos anos 80. Após vários períodos de intervalo ao longo da sua história, regressaram em 2011 com o seu álbum Live at the London Troxy. Renasceram em 2015 para um álbum mais dedicado à eletrónica, Music Complete, e, por fim, em 2017 chegou NOMC15.

A encabeçar o terceiro dia de festival está também um recente visitante de Paredes de Coura, Josh Tillman, que é Father John Misty desde 2012, e que esteve presente na edição de 2015 do festival. Escrito na cidade de Nova Iorque entre o verão de 2016 e o inverno de 2017, o quarto álbum de Josh Tillman, God’s Favorite Customer, conta como é estar preso entre um desgosto amoroso e uma obsessiva necessidade pela liberdade. Os temas desse álbum revelam um lado mais agridoce e objetivo na carreira do músico norte-americano sem nunca sacrificar a complexidade e queda para o surreal. Father John Misty apresenta-se no Vodafone Paredes de Coura na sexta-feira, dia 16 de agosto.

No último dia de festival, a tarefa de fechar o palco principal será de Patti Smith and Her Band. Patricia Lee Smith nasceu em Chicago, em 1946, tornando-se proeminente durante o movimento punk com o seu álbum de estreia, Horses, em 1975. Conhecida como “poetisa do punk”, trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock & roll. Poetisa, cantora, fotógrafa, escritora e compositora, Patti Smith ganhou, em 2010, o National Book Award com o aclamado livro de memórias Apenas Miúdos.

Os bilhetes diários estão disponíveis nos locais habituais por 55€ e o passe geral por 94€ com campismo incluído.

Rita Moura e Carlos Silva

Publicado a

Comentários fechados em Vodafone Paredes de Coura 2019 – Os grandes nomes desta edição