IEEE UP Student Branch começa um novo ciclo

Perto de completar 25 anos, o IEEE UP Student Branch começa agora um novo ciclo, aos comandos de Diogo Martins, estudante da FEUP. Um ano incrível é o que espera a nova Direção.

 

Rui Vilares, ex-Presidente do IEEE UP Student Branch conduziu a cerimónia de tomada de posse da nova Direção deste núcleo, que decorreu a 29 de setembro nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Seguiram-se algumas intervenções de alguns dos convidados na plateia. António Augusto de Sousa, Vive-Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP, discursou em representação da Direção da Faculdade e realçou a importância dos núcleos estudantis associados a áreas temáticas, tal como o IEEE UP Student Branch, que envolvem vários cursos da U. Porto. Afirma que a experiência de colaborar nesta atividades extra-curriculares são ricas do ponto de vista técnico-científico e que permitem adquirir competências transversais, experiência e contactos importantes para o percurso futuro. “Um engenheiro jamais trabalha sozinho, um engenheiro trabalha em equipa com pessoas das várias áreas da engenharia”, afirma Augusto de Sousa, desafiando ainda a nova Direção a integrar estudantes da Faculdade de Ciências da U. Porto, após a criação do curso de Engenharia Física, partilhado entre as duas Faculdades. Antes de terminar a sua intervenção, o docente do Departamento de Engenharia Informática referiu-se ao workshop de introdução a Java, a decorrer na próxima semana, e que ganha uma relevância especial para os estudantes do primeiro ano, que acabaram de entrar na Faculdade.

João Canas Ferreira, Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores dirigiu algumas palavras à audiência, reiterando o apoio do departamento às atividades realizadas pelo núcleo. Luís Teixeira, docente do Departamento de Engenharia Informática começou por ler uma mensagem de João Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Informática (DEI), enaltecendo o espírito de equipa e a continuação do apoio do DEI ao núcleo. Luís Teixeira relembra os 5 desafios lançados ao núcleo na sua intervenção do ano anterior: a passagem de Raúl Vidal a membro honorário do IEEE UP Student Branch, melhorar a comunicação dentro da FEUP de forma a divulgar as atividades realizadas pelo núcleo, a criação da memória histórica do núcleo, a garantia de sustentabilidade e, por último vestir a camisola. Deixa um novo desafio: melhorar o trabalho em conjunto, pois a cooperação é importante num núcleo prestes a celebrar 25 anos de história.

 

Ana Maria Mendonça, Vice-Diretora da FEUP falou em representação do Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB), dando uma nota positiva ao facto do núcleo ter seguido o crescimento da instituição mãe ao integrar no núcleo estudantes do MIB, evoluindo de apenas de áreas ligadas à eletrotécnica para incluir novas áreas áreas ligadas aos problemas da medicina e da bioengenharia. A igualdade de género foi um tema também abordado, numa faculdade historicamente constituída por homens. Seguiu-se uma intervenção de José Pedro Silva, Presidente da secção portuguesa do IEEE, que deixou os votos de sucesso para a nova direção.

O ano em revista

João Mota, Vice-Presidente da Direção cessante, passou o ano em revista. Começou por mencionar as atividades “gigantes” realizadas, como o Encontro Nacional de Engenharia Informática (ENEI), uma organização em conjunto com o Núcleo de Informática da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NIAEFEUP), e que reuniu cerca de 600 estudantes de Engenharia Informática de todo o país; e o Student and Young Professional Congress 2018 (SYP 2018), que juntou participantes de todo o mundo e foi o maior evento organizado por este núcleo. João Mota falou também do NuIEEE Camp, uma atividade interna, a semana de redes e as 3 competições de informática com o Google Hashcode. O IEEEXtreme, Retro Jam, os escape games, visitas de estudo e mais de 30 workshops foram também mencionados, num ano em que se assistiu ao crescimento do núcleo, com mais alunos do primeiro ano e uma expansão para Engenharia Mecânica. Por fim, João deu uma nota pessoal à sua passagem pelo núcleo, afirmando ter sido uma das melhores decisões, pelos amigos que fez, e por ter sido um importante complemento ao curso de Engenharia Informática. Reforçou ainda a confiança na nova direção e apelou à integração dos estudantes no núcleo.

“Vai ser um ano incrível”

Diogo Martins, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e um dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto para o mandato 2018-2020, começou por agradecer a direção anterior e a confiança nele depositada. Um ano difícil é o que espera o novo Presidente deste núcleo. Falou aos presentes de como foi organizar o SYP 2018, na sua opinião o melhor evento da FEUP, do fecho de portas ao núcleo por parte da FCUP e da influência que o núcleo tem na escolha de alunos do ensino secundário no ingresso à FEUP. Diogo Martins avançou também que irá aplicar algumas ideias que obteve da experiência que teve na sua estadia em Macau, e de uma nova parceria com a AEFMUP no âmbito da Bioengenharia. Propôs ainda a atribuição de ECTS decorrentes das atividades dos vários núcleos e lembrou a dimensão que o IEEE trouxe à Universidade. Por fim, agradeceu aos vários departamentos e à Faculdade, ao trabalho de importante de bastidores de Luís Teixeira e ao exemplo deixado por Rui Vilares, reiterando a confiança nos 5 novos membros da Direção, sem esquecer ainda o papel que Raúl Vidal teve na criação do núcleo e a grande festa de comemoração dos 25 anos, que está a ser preparada.“Vai ser um ano incrível, força IEEE!” termina assim o discurso do novo Presidente.

A celebração terminou com um Porto d’Honra.

 

Nova direção do IEEE UP Student Branch:

Presidente: Diogo Martins

Vice-Presidente: Luís Sousa, Miguel Simões e Afonso Ramos

Secretário: Marina Castro

Tesoureiro: André Cipriano

 

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é uma organização profissional sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos e é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade (aproximadamente 420 000 membros) presente em 175 países diferentes. O IEEE publica cerca de 30% dos artigos técnicos mundiais. O IEEE UP Student Branch é composto por estudantes da Universidade do Porto e membros do IEEE.

 

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em IEEE UP Student Branch começa um novo ciclo