Já são conhecidos os novos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto

Inês Azevedo da Silva, Diogo Pimenta, Marcos Alves Teixeira e Diogo Martis são os novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto para o mandato 2018-2020. A eleição decorreu na passada segunda-feira, 23 de abril, nas 14 Faculdades da Universidade do Porto.

A abstenção situou-se nos 94%, tendo participado 2355 dos 37731 estudantes da Universidade. A Lista C conseguiu 1131 votos, a Lista A 824 e a Lista B 263. Os votos brancos e nulos foram 44 e 93, respetivamente. Para estas eleições, foi aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos de acordo com o número de votos individuais.

Assim, a Lista A elegeu o candidato Diogo Pimenta e Marcos Alves Teixeira e a Lista C elege os candidatos Inês Azevedo da Silva e Diogo Martins. A Lista B não elegeu qualquer candidato.

 Conhece melhor os estudantes que te vão representar:

– Inês Azevedo da Silva (FMUP), eleita pela Lista C

Natural da Póvoa de Varzim, Inês Azevedo da Silva – a candidata que conseguiu um maior número de votos (722) de entre os 12 a concurso – tem 23 anos e é estudante do 4º ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Depois de vogal no departamento cultural e recreativo e vice-presidente interna da AEFMUP, ocupa atualmente o cargo de Presidente da Direção. É, também, membro do CCMEUP (conselho coordenador do modelo educativo da UP), do conselho consultivo da FMUP, do senado da Associação Nacional de Estudantes de Medicina e do senado da UP. Para além dos cargos como dirigente, Inês Azevedo da Silva participou também nos Campeonatos Académicos do Porto, na equipa de basketball feminino da AEFMUP e foi voluntária na Associação de Voluntariado do Hospital São João.

 

– Diogo Manuel Rebelo de Azevedo Seabra Pimenta (FEUP), eleita pela Lista A

Natural de Lamego. É estudante de Engenharia Mecânica na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Diogo Pimenta conquistou 415 votos.

Com apenas 22 anos já percorreu diversos departamentos na Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), começando no Recreativo, passando pelo Desportivo, onde se destacou como líder em 2015. Em 2016, ascendeu a Vice-Presidente, sendo hoje, Presidente da AEFEUP. Paralelamente, foi membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e, desde 2017, é membro do Conselho de Representantes da FEUP. Tomou posse no passado mês de fevereiro Presidente do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa, organização responsável pela representação internacional do movimento associativo estudantil português.

 

– Marcos André Alves Teixeira (FFUP), eleito pela Lista A

Com apenas 21 anos, Marcos Alves Teixeira é o mais novo dos 4 eleitos, tendo conquistado 289 votos. Frequenta neste momento o 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Natural do Porto, viveu até 2014 em Amarante, altura em que se mudou para o Porto para estudar. Esteve 3 anos na Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP), tendo sido Presidente da Direção em 2016/2017. Atualmente é Secretário-Geral da Direção da Federação Académica do Porto.

 

– Diogo António Costa Martins (FEUP), eleito pela Lista C

Nascido há 22 anos no Hospital de S.João, no Porto, Diogo António Costa Martins conquistou 156 votos.

Entrou na FEUP em 2013, um sonho que tinha desde 2009. Passou durante 3 semanas pela Engenharia Civil, mas acabou por ir para Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. É voluntário da VO.U Socorrer e segue de perto o Ciclismo, onde tem um pequeno blogue, com mais 2 estudantes universitários.

Fascinado pelas Smart Grids e o mundo do sector energético, acabou por ingressar, em 2016, numa das mais importantes instituições para Engenheiros, o IEEE, onde é diretor do Departamento das Relações Externas. É também responsável pelo programa IEEE TISP2.0, e responsável máximo pelo Alojamento e Refeições do SYP18, uma das principais conferências do IEEE que terá lugar em julho deste ano na FEUP. Participou nas atividades da Semana Profissão Engenheiro e Mostra UP em 2017 e 2018.

 

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Já são conhecidos os novos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto