Estudantes universitários do Porto dormem na rua para protestar falta de alojamento

O protesto em frente à Reitoria da Universidade do Porto, feito por estudantes da Invicta, pretende sensibilizar para a escassez de alojamento a preços acessíveis.

Mais de uma centena de estudantes universitários do Porto dormem hoje em frente à reitoria da Universidade do Porto, na Praça de Gomes Teixeira, vulgarmente conhecida como Praça dos Leões. A iniciativa é da Federação Académica do Porto (FAP). Uma iniciativa simbólica, que pretende alertar mais uma vez para a falta de alojamento a preços acessíveis para os estudantes.

As rendas no Porto têm vindo a aumentar, devendo-se este fenómeno sobretudo ao aumento do turismo na cidade e à especulação imobiliária. A FAP afirma que “É incomportável pagar mais de 400 euros por um quarto”, e que, em alguns desses casos, os estudantes fazem-no com “condições pouco dignas”.

A FAP considera também que é necessário haver respostas, tanto por parte do Ministério do Ensino Superior, como das instituições de ensino, como da Câmara Municipal do Porto. A solução poderá passar por um aumento das ajudas de custo e pela construção de novas residências universitárias.

Francisco Centeno

Imagem: Observador

Publicado a

Comentários fechados em Estudantes universitários do Porto dormem na rua para protestar falta de alojamento