Vodafone Paredes de Coura 2017: reportagem do 4º dia, 19 de agosto

Termina a 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura, para muitos a melhor de sempre. Cantaram-se os parabéns em uníssono e ainda a conferência de imprensa com Benjamin Clementine na íntegra.


19h Termina o concerto inaugural do palco Vodafone no último dia da 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura. Manuel Cruz encerra a sua atuação perante uma plateia que o acarinha como se da sua família se tratasse. Apresentou-se aos leais fãs de banjo mas ao longo da performance foi saltitando entre este e as guitarras elétrica e acústica e tocou vários temas conhecidos por todos como “Missa” e “Cães e Ossos”.

20h30 O anfiteatro natural de Paredes de Coura transformou-se num enorme dançável para escutar os norte-americanos Foxygen. Sam France capturou a atenção de todos os ouvintes à volta do seu carisma e indumentária que fez lembrar Mick Jagger. O duo pop (mas que no VPC apresentou-se com nove elementos) visitou várias faixas antigas antes de apresentar o mais recente álbum “Hang” que era o mais esperado como se pode verificar em “Follow the Leader”.

22h25 Eis o concerto eleito como o melhor deste ano. O londrino Benjamin Clementine “abraçou” o público que esperava ansiosamente para o escutar. A legião que o segue mostrou esse carinho que nutre pelo artista desde o primeiro minuto, amabilidade essa que Benjamin retribuía, ficando clara a afeição que este sente por Portugal e as suas pessoas. Apresentou-se em Paredes de Coura acompanhado do habitual piano, baixo, bateria e um coro. Um concerto intimista onde Benjamin se abriu totalmente e levou consigo imerso o público especialmente na faixa “Condolence”. Saiu do palco sob um enorme aplauso e uma ainda maior sensação de gratidão.

Ouve aqui a conferência de imprensa de Benjamin Clementine, após a escuta do novo disco “I Tell a Fly”, à venda a partir de setembro, onde este aborda o novo álbum, “bullying” e a atualidade.

0h30 Ty Segall deixa o palco Vodafone em completo caos – crowd surfing e mosh pits infernais que levantaram uma nuvem de pó junto ao palco. Acompanhado por mais quatro músicos, Ty e companhia mostraram onde vive o rock contemporâneo e que este está bem e recomenda-se. Voltou ao Vodafone Paredes de Coura após ter estado com os Fuzz na 23ª edição e eletrificou-o num concerto denso. Ouviram-se faixas como “Feel”, a única de “Manipulator” (2014) e “Candy Sam”, faixa onde Ty colocou toda a gente de punho no ar a gritar “Sam” no refrão.

2h30 Os ingleses Foals encerram o palco Vodafone na 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura. Aposta certa e segura para dar continuidade ao rock depois de Ty Segall ter “incendiado” o público. Num tom mais dançável mas ao mesmo tempo roqueiro acompanhado por um monumental espectáculo de luzes os Foals puseram toda a gente a dançar e a saltar em sucessivos picos de energia.

No final, os festivaleiros foram presenteados com um pequeno vídeo de comemoração dos 25 anos de Paredes de Coura onde todo o público, em uníssono, cantou os parabéns ao festival. Até para o ano!

Publicado a

Comentários fechados em Vodafone Paredes de Coura 2017: reportagem do 4º dia, 19 de agosto