Porto Blues Fest 2017: primeira edição do festival comprova que o Blues também tem espaço no Porto!

O passado fim de semana foi abençoado com um festival de música inédito no Porto que prometia para além de qualidade, um  inesquecível tributo à B.B. King. Em dois dias de muita alegria passaram nos Jardins do Palácio de Cristal do Porto mulheres, homens e até mesmo miúdos (provando mais uma vez como os festivais de música na cidade podem ser planejados de forma a serem favoráveis às para família) que puderam deliciar se com nomes do nível do guitarrista Julian Burdock e de Danny del Toro, que juntos estão a formar um dueto de Blues, e Shirley King, a própria filha do rei do Blues: B.B. King.

 

O primeiro dia do festival, sexta-feira, atraiu dezenas de pessoas que estiveram reunidas em frente à concha acústica dos jardins para dois concertos a céu aberto, mesmo com a hipótese possível de chuva no Porto (que não se concretizou!). A noite foi teve a abertura da simpática organização do evento que começou por agradecer à todos os apoiadores do evento que em suas palavras “confiaram que o Porto poderia sim ser a cidade do Blues” e estar a receber um festival deste nível. Logo em seguida os Delta Blues Riders, um quarteto de portugueses, subiram ao palco com muitos aplausos e animaram um público já consideravelmente grande presente com uma música de ótima qualidade (mesmo num sítio aberto), garantindo uma excelente interação entre os que estavam no palco e os presentes no relvado. Em sua maioria sentados no relvado frio recebendo a fresca briza daquela noite de sexta-feira os presentes ainda puderam se deliciar com a maravilhosa sonoridade de Julian Burdock & Danny del Toro que não deixaram a desejar, e estiveram a fechar a noite com chave de ouro.

 

Mas nada estava a ser tão esperado quando a que viria na noite do sábado: Shirley King com um tributo ao próprio rei! O céu do Porto manteve-se a mostrar a mesma probabilidade de chuva, mas o clima do público, já bem maior que na noite anterior, mostrava que o ninguém ali estava a ter medo de chuva. Com uma invejável presença de palco e o público em suas mãos devido à uma interação gigantesca com o público a filha do Rei não deixou ninguém para baixo. Em momentos aventurou-se com dancinhas, ouviu os pedidos do público e até chegou a convidar gajos do público para dançarem Blues junto de si no palco (cena que rendeu das melhores e mais engraçadas imagens do concerto).

 

Mesmo no auge dos seus 67 anos Shirley, que vestia muito brilho e arriscava muitos passos de dança, manteve-se fortemente, com algumas pausas necessárias, no palco. O ponto alto da noite ocorreu no tributo ao seu pai onde esteve a receber o também cantor portugues Rui Veloso de forma muito carinhosa. Juntos os dois ícones de uma geração cantaram os clássicos de B.B. King, que foi recordado com bonitas fotos projetadas ao fundo do palco, emocionando os presentes. O tributo fez o público animar-se ainda mais e este segundo dia de festival seguiu-se por bem mais do que duas horas de concertos. Destaco ainda durante o tributo uma fala do senhor Rui Veloso sobre quando conheceu B.B. King e isto chegou a emocionar ainda mais Shirley.

 

Para fechar a noite a cantora recebeu no camarim parte do público que esteve presente e foi mesmo muito simpática ao aceitar gravar um pequeno jingle para a Engenharia Rádio, que poderás escutar na nossa grelha de programação em breve!

 

Publicado a

Comentários fechados em Porto Blues Fest 2017: primeira edição do festival comprova que o Blues também tem espaço no Porto!