Queima do Porto 2010: Dia 4 (Terça-Feira)

Para os mais envolvidos nas tradições académicas que ainda pontuam na cidade do Porto, é certo e sabido que terça-feira de Queima das Fitas é um dia intenso: após as deambulações alegres e ruidosas pela cidade, pintando as ruas da baixa com as cores da sua instituição de ensino superior no cortejo académico, a cereja no topo do bolo prende-se com a ida ao queimódromo, onde tem lugar o arraial do grelhado. Trocando por miúdos, trata-se do dia de música popular, um dos pontos altos da semana. E, cumprindo uma quase tradição (já que nunca é presença garantida, mas quase sempre), Quim Barreiros brindou as milhares de pessoas presentes frente ao palco com o seu repertório, já bem famoso, sempre com a sua já habitual boa disposição e alegria.

Mas comecemos pelo início da noite. Encarregados de aquecer os ânimos, os Hi-Fi, já com bastante experiência de estrada, e, nas palavras da banda, tratando-se dum projecto ambicioso pouco visto em Portugal, destilaram êxitos atrás de êxitos, a um ritmo alucinante, alcançando o feito de, com o tempo, terem atraído imensa gente ao longo do concerto, culminando com um público muito bem composto no tema final, “The Final Countdown” dos suecos Europe. Surpreendendo quem esperava um típico concerto de música pimba, os Hi-Fi percorreram, além da obrigatória música popular portuguesa que se exigia, várias décadas da música popular internacional, visitando desde a pop de Michael Jackson como o swing de Grease. Sempre muito energéticos, e replicando as músicas originais com uma competência notável, a banda despediu-se do palco sob uma enorme ovação de palmas bem merecida.

icon Entrevista aos Hi-Fi (5.92 MB)


Mas, claro, a noite seria sempre de Quim Barreiros. Com o público já bem acelerado, coube ao cantor/acordeonista fazer o que sabe melhor: Ser o autêntico Rei da festa. Sucessivos “comboios”, danças do vira e outros manifestos populares foram-se registando entre o público, que nunca cansava de mimar o artista com berros, palmas e cânticos. Os sempre divertidos trocadilhos sexuais, aliados à sua característica voz e ao seu acordeão acabaram por encerrar da melhor forma o palco. Para o ano, provavelmente, haverá mais Quim, mas por enquanto, mais uma prova superada pelo já veterano músico nestas andanças.

icon Entrevista a Quim Barreiros (3.27 MB)


Galeria de Fotos
(Clica numa foto para ver em tamanho maior)
{gallery}especiais/queima2010/dia4{/gallery}
Reportagem por Sandrina Maltez e Tiago Magalhães