7Hz Salnotes Zero – Descobrindo o “Chi-Fi”, começando do “Zero”

Há pouco tempo atrás usava uns auriculares genéricos, que tinham vindo como brinde na compra de um telemóvel, nas viagens de autocarro para a faculdade. Após um ano e meio de uso regular, um dos auriculares parou de funcionar. Era o meu companheiro das viagens entre casa e a faculdade e a única coisa que me distraía durante as 3 horas de viagem diárias. Quando procurei um substituto, comecei por pesquisar algumas opções na internet, no Youtube e em alguns fóruns. No início queria algo que conseguisse resistir a ser usado diariamente e a ser atirado para a mochila ou para um bolso de qualquer maneira, nem pensava muito na qualidade do som. Foi assim que descobri o mundo do “chi-fi”, uma alcunha dada pelos entusiastas do hobby às inúmeras marcas de equipamento de som que estavam a surgir na China. É um fenómeno estranho pois sendo  muito conhecidas dentro da comunidade e sempre presentes nos canais de reviews, fora desse nicho, ninguém ouve falar. E é por isso que quero fazer estas reviews, quero dar a conhecer este lado do mundo “hi-fi”.

Vou começar com os meus IEMs atuais, os 7Hz Salnotes Zero. Os “Zero” foram muito indicados na faixa de preço 20-30€, muitos dizendo que competia com IEMs com o dobro do preço. Isso e o facto de terem sido desenvolvidos juntamente com o “Crinicle”, uns dos reviewers mais conhecidos na comunidade, foram as razões que me levaram a escolher os 7Hz Salnotes Zero para serem os meus novos companheiros.

7Hz Salnotes zero

 

Foto do cabo 0.78 mm de 2 pinos

Descrição: 

  • 1 Driver Dinâmico 10mm
  • Impedância : ± 32 ohm
  • Sensibilidade : 108 db
  • Frequência : 10-20000Hz
  • Cabo : 0,78mm 2 pinos

 

Prós :

  • Um som mais neutro e equilibrado, ótimo para longas sessões.
  • Cabo removível e de boa qualidade.
  • O uso de um cabo de 0,78mm de 2 pinos faz com que seja muito mais fácil arranjar um cabo substituto.
  • O preço torna este auricular (iem) uma ótima escolha para o levar para todo o lado sem medo.

 

Contras :

  • A assinatura (mais para o neutro) do som deste iem pode não ser para ti.
  • A este preço… mais nada sinceramente.

 

 

Sooooo…m

Se ficaste interessado em pesquisar, nos fóruns ou no Youtube, vais encontrar muitos IEMs que foram feitos em colaboração com diferentes reviewers. Cada reviewer tem uma personalidade e gostos diferentes e  tendem a infundir os seus gostos nas suas colaborações, criando assinaturas de som. A assinatura que o Crinicle tende a adoptar, é uma assinatura mais neutra em todo espectro de frequências, exceto nos sub-graves.

Gráfico de frequência dos 7Hz Salnotes Zero

 

No gráfico podem ver que as linhas do “Zero” seguem o padrão, exceto na zona dos sub-graves e na zona dos agudos. Na zona dos agudos é muito comum ver certos “picos” e “vales” que tendem a fugir da linha padrão, é normal em todos os equipamentos de som haver esta complexidade no gráfico dos agudos.

Uma assinatura neutra dá a impressão de um equilíbrio entre graves (baixo, kick drum..), médios (guitarra, vocais) e agudos (pratos). O zero tem um aumento nos sub-graves, dando uma maior impressão de impacto nos graves mas que não se sobrepõem nas outras frequências. Isto faz com que os graves mantenham a sua presença e autoridade mas deixando os outros instrumentos manter o seu espaço, isto chama-se “separação” e traduz-se basicamente no quão melhor consegues “separar” ou diferenciar cada instrumento. O que acontece em vários IEMs/headphones é que costumam ter esse aumento nos médio-graves, e isso torna muito difícil de discernir o que se está a passar em músicas com mais atividade, além de piorar a qualidade dos graves em si.

Se estás interessado em criar a tua própria música, uma coisa que deves ter em mente é a reprodução com um equipamento que reproduza o som de forma neutra, e os zeros podem te ajudar com isso. Apesar de o mais indicado serem uns bons monitores de estúdio.

Os 7Hz Salnotes Zero são um bom ponto de partida, não só para o “chi-fi” mas também para o “hi-fi”. A sua neutralidade pode servir de base para descobrires o que gostavas que tivesse mais (mais impacto, mais separação, mais definição) e assim descobrires qual  a assinatura que se adequa mais a ti e ás tuas playlists.

Link : https://www.linsoul.com/products/7hz-salnotes-zero?sca_ref=5168951.NORmZtdka0 

 

Tiago Merêncio

Publicado a

Comentários fechados em 7Hz Salnotes Zero – Descobrindo o “Chi-Fi”, começando do “Zero”