Festival Bang!

O Festival Bang! decorreu em Vila Nova de Gaia nos dias 6, 7 e 8 de outubro . Este é um festival dedicado à cultura pop que engloba vídeo jogos, jogos de tabuleiro, livros, filmes e séries de fantasia e também música, já que contou com concertos dos Moonspell e Karnnos.

O festival teve lugar em dois locais principais: o Armazém 22 e a Espaço Corpus Christy. Além das exposições permanentes vários artistas e até aulas de esgrima medieval, o festival contava ainda com um número significativo de palestras com autores nacionais do género fantástico, de forma a dar a conhecer as suas obras e, assim, cativar um público que lê maioritariamente na língua inglesa.

Uma destas palestras teve como principal convidada a escritora Andreia Ferreira, autora da trilogia Soberba. Num estilo informal, a autora conversou sobre os livros que despertaram o seu gosto pela escrita (tais como Harry Potter e Entrevista com um Vampiro) e sobre a popularidade cíclica do género fantástico nas livrarias portuguesas. Teceu também alguns comentários pertinentes sobre a versatilidade deste género: como pode conter elementos de romance, mistério ou horror tem a capacidade de apelar a vários tipos de leitor.

É de destacar ainda apresentação do livro Lisboa Noir por Luís Corte Real, um dos organizadores do evento e fundador da editora Saída de Emergência. Lisboa Noir é uma distopia que assenta numa simples premissa: E se, em 1834, a guerra civil tivesse sido ganha por D. Miguel e pelos seus apoiantes absolutistas? Passada no ano de 1928 em que Portugal se tornou num império mundial e numa potência tecnológica a história explora os segredos que se escondem debaixo desta Lisboa distópica.

Luís Corte Real foi também um dos responsáveis por moderar um dos momentos mais importantes do festival: uma conversa virtual com George R.R. Martin e Bernard Cornwell, autores das séries A Song of Ice and Fire e Sharpe, respetivamente. Após um primeiro percalço com alguns problemas de conexão por parte de Cornwell, a conversa fluiu naturalmente com os dois autores a discutir a sua paixão pela história, os seus sentimentos em relação a ver os seus mundos fantásticos serem reinventados em séries televisivas e qual das suas personagens escolheriam para os representar num duelo (que, para os curiosos, seriam Jaime Lannister e Richard Sharpe).

O festival Bang! volta para o próximo ano com mais novidades do mundo da fantasia. Fica atento!

Mariana Gil

Publicado a

Comentários fechados em Festival Bang!