Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #39 – Daniel Dias Ferreira

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 39ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical do alumni Daniel Dias Ferreira.

Daniel Dias Ferreira

Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Product Manager – Autonomous Mining Equipment @Liebherr Mining

 

Texto:

Playlist “Viajar no tempo e nas memórias”

“Uma seleção das diferentes faixas das playlists que escuto regularmente. Há uma grande variedade de estilos musicais, línguas e ritmos. Não diria que tenho um estilo favorito, tudo depende do momento, as músicas ajudam-me a relembrar outras épocas, pessoas, experiências e locais. As músicas selecionadas são, tal como o meu percurso até hoje, uma mistura de culturas, experiências, pessoas, e locais e que de alguma forma me marcaram ou marcam.

As músicas portuguesas relembram-me a minha infância, e ajudam-me a matar saudades do meu país. Escolhi o Pedro Abrunhosa, desde sempre um dos meus artistas portugueses e portuenses favoritos. O Pedro Abrunhosa traz as saudades dos domingos à noite a viajar entre Melgaço e Porto para mais uma semana de faculdade, no carro o radio a tocar RFM “Oceano Pacífico”. A Ana Moura “Tens Olhos de Deus” ouvi pela primeira vez na noite antes de emigrar para a Austrália, estava a chegar a casa depois de me despedir dos meus amigos.

Além das músicas portuguesas, aquelas que me lembram mais a minha infância são o Rock dos anos 90. Claro, não fosse eu um 90’s Kid e além disso ter crescido numa família numerosa, onde os meus irmãos tocavam guitarra e piano e ouviam muita boa musica. Assim, esta playlist é maioritariamente composta por músicas de diferentes grupos icónicos dos anos 90 como The Offspring, Creed, Metallica e Limp Bizkit.

Seguimos com um estilo musical extremamente diferente, o reggaeton e música espanhola. Apesar de não ser um estilo de música que ouço muito nos dias hoje, está associado à minha adolescência e às primeiras noitadas da minha vida. Pela proximidade da minha vila natal a Espanha, sempre que saíamos era para espaços noturnos do lado de lá da fronteira.

Mais uma etapa da minha vida, mais uma fronteira e o início da emigração. Quando saí de Portugal para França, por influência das rádios, amizades, descobri artistas contemporâneos Franceses magníficos.

Espero que esta playlist internacional abra os vossos horizontes e agradeço ao Gabinete Alumni da FEUP pelo desafio.”

Playlist

  1. Pedro Abrunhosa – Litania
  2. Ana Moura – Tens Olhos De Deus
  3. Daughtry – Home
  4. Keane – Everybody’s Changing
  5. Creed – With Arms Wide Open
  6. Limp Bizkit – Behind Blue Eyes
  7. The Offspring – The Kids aren’t alright
  8. Metallica – Nothing Else Matters
  9. Daddy Yankee – Llamado de Emergencia
  10. Maluma – Carnaval
  11. Stromae – Formidable
  12. Tal – Pas Toi
  13. Nekfeu – Plume

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #39 – Daniel Dias Ferreira