Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #38 – Aline Martins Costa

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 38ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumna Aline Martins Costa.

Aline Martins Costa

Mestrado de Multimédia

 

Playlist com sotaque brasileiro de Aline Martins Costa

“Caros amigos e colegas,

é com grande entusiasmo que compartilho com todos vocês uma parte especial da minha jornada académica. Durante o meu mestrado na FEUP em Multimédia, as melodias e ritmos que permearam os meus dias se tornaram uma trilha sonora significativa das minhas experiências.
Desde o início desta jornada, as músicas de origem portuguesa acompanharam-me, como um eco que ressoava a minha imersão na cultura local como Diogo Piçarra e Carolina Deslandes. Canções como “O Sol” de Victor Klein e “Snap Out” dos Arctic Monkeys se entrelaçaram com os meus primeiros passos na FEUP, evocando memórias vívidas da minha transição de Brasil para Portugal para estudos.
Um ponto alto do meu percurso foi o inesquecível show do Two Door Cinema Club na Queima das Fitas deste ano, em 2023. A energia contagiante e os acordes marcantes uniram-se para criar uma lembrança que ecoará por muito tempo.
Nos momentos de descontração e nas minhas incursões na dança de forró, as notas de “Morena Tropicana” embalaram meus passos e trouxeram alegria às minhas horas livres.
No decorrer dos últimos anos, outras músicas também se inscreveram profundamente na minha história. “Flor de Laranjeira,” “Corote de Pêssego” e “Acorda Pedrinho” tornaram-se parte do meu universo, ganhando ainda mais significado durante a pandemia e pós termino do mestrado. Nesse período desafiador, as artes, vídeos e músicas tornaram-se companheiras constantes, preenchendo o espaço entre o isolamento e a inspiração.
Além das melodias já mencionadas, o meu percurso na FEUP também me brindou com a oportunidade de explorar as maravilhas da música clássica promovidas pela orquestra da FEUP, pela qual participei em alguns eventos. Eventos promovidos pela universidade introduziram-me a sinfonias majestosas e composições atemporais, ampliando os horizontes da minha apreciação musical.
À medida que partilho este pequeno vislumbre do que a música representou para mim ao longo destes anos, desejo expressar minha gratidão por todos os momentos, pelas aprendizagens e pelas emoções que a trilha sonora do meu percurso académico proporcionou.”

Playlist

  1. Two Door Cinema Club – Cigarettes after sex
  2. Franz Ferdinand –  Take me out
  3. Victor Klein – O Sol
  4. Arctic Monkeys- Snap Out
  5. Jovem Dionisio – Acorda Pedrinho
  6. Beraderos – Flor de Laranjeira
  7. Julio Secchin – Corote de Pêssego
  8. Alceu Valença – Morena Tropicana
  9. Fagner –  Espumas ao Vento
  10. Paula Fernandes – Minas Gerais

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #38 – Aline Martins Costa