INESC TEC Science Bits #33 – O que são dados ligados?

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio, vamos numa viagem pelos resultados do projeto EPISA para perceber como é que se ligam dados, que vantagens nos trazem as tecnologias de dados ligados, de que forma podem as máquinas processar a informação e fazer raciocínio semântico.

“Informações diferentes em computadores diferentes” – a frase é de Tim Berners-Lee que, na década de 1980, quando trabalhava no CERN, se apercebeu das limitações no acesso à informação guardada nos diferentes computadores. Foi, a partir deste desafio, e para facilitar a gestão e partilha de dados, que começou a desenvolver uma solução que hoje conhecemos como World Wide Web (WWW).

Berners-Lee decidiu explorar o hipertexto no âmbito da partilha de informação que se encontrava dispersa pelos diversos computadores ligados à Internet.

Desta forma, na sua proposta de gestão de informação, o investigador britânico considerou três tecnologias: a linguagem de representação HTML; a identificação de recursos na Web, que conhecemos como URL; e o HTTP, que é o protocolo que gere a comunicação entre navegadores, ou por outras palavras, browsers, e os servidores web.

Este seu trabalho levou à criação e disponibilização do primeiro website, no início dos anos de 1990 – que ainda pode ser consultado online.

Considerado o “Pai da Web”, é Tim Berners-Lee que, quase duas décadas depois da invenção da WWW, nos traz o conceito de dados ligados, reforçando que mais do que colocar informação na Web, é importante assegurar ligações, para que tanto as pessoas como as máquinas possam explorar, processar e tirar partido dos dados.

Mas, afinal, o que são dados ligados?

 

Carla Teixeira Lopes, investigadora do INESC TEC e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #33 – O que são dados ligados?