INESC TEC Science Bits #31 – Até onde nos leva a Luz?

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio, vamos numa viagem pelo mundo das tecnologias baseadas em Luz, nomeadamente, soluções óticas. O que são? Como funcionam? Como podem ser usadas, por exemplo, para detetar bactérias em alimentos?

Vamos de maio de 2023 até maio de 1960. De Portugal para os Estados Unidos da América, mais precisamente para os Laboratórios de Investigação de Hughes, na Califórnia, onde Theodore Maiman, físico e engenheiro, opera de forma bem-sucedida e pela primeira vez na história, um Laser – no caso, um Laser de rubi.

Considerada uma das mais importantes invenções da história da luz, dá seguimento a séculos de investigação e ao trabalho e descobertas de nomes que nos são bem conhecidos, como Albert Einstein.

Hoje, o Laser faz parte do nosso dia-a-dia, sendo utilizado nas mais variadas áreas, da medicina à indústria, passando pela investigação científica, pelas comunicações, até ao seu uso no setor do comércio, por exemplo, em lojas, através dos conhecidos leitores de códigos de barras.

O que Theodore Maiman conseguiu há mais de 60 anos dá o mote para a celebração do Dia Internacional da Luz, assinalado, anualmente, a 16 de maio. Mas, o Laser é apenas uma das muitas descobertas relacionadas com o estudo da Luz.

Por isso, no Science Bits, aproveitamos a oportunidade e desafiamos Luís Coelho, Investigador do Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, para ficarmos a saber mais sobre tecnologias baseadas em Luz. Até onde nos leva a Luz?

Luís Coelho, Investigador no INESC TEC

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #31 – Até onde nos leva a Luz?