Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #34 – Diana Abrunhosa

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 34ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Diana Abrunhosa.

Diana Abrunhosa

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Risk + Resilience Senior Engineer @ Arup

Playlist de memórias de Diana Abrunhosa

“A música sempre fez parte da minha vida e embora nunca tenha aprendido nenhum instrumento musical, os desportos que pratiquei tinham sempre música associada. Cresci a ouvir música clássica, tanto em casa como durante as minhas aulas de ballet, e ao longo da minha vida fui descobrindo diferentes  géneros de música e comecei a distinguir o que gostava mais ou menos. Tenho um gosto um pouco eclético, gosto de quase tudo! De pop, classic rock, metal, bossa nova e até música electrónica quando o mood pede.

Lembro-me do meu “walkman” e do meu “discman” que era transparente e via o CD a rodar. E lembro-me ainda mais de ter uma cassete na aparelhagem, pronta a gravar as músicas preferidas da rádio e estar muito atenta para não apanhar os comentários da rádio antes ou depois !

Agora, com menos aparelhos e apenas com uns “fones” já sem fios, a música acompanha-me diariamente e associo várias músicas  a memórias.

As músicas da playlist que se segue não são necessariamente as minhas músicas ou bandas favoritas mas são músicas que me fazem lembrar momentos e pessoas.

É uma playlist sobre o meu percurso desde que comecei  estudar na FEUP em 2010, das minhas aventuras e conquistas ao longo dos anos até ao dia de hoje onde me encontro a escrever esta rubrica num dos  grandes edifícios da zona financeira em São Francisco.

2010 Queen – “We will rock you”

Quem é de Civil da FEUP e foi à praxe, nem que tenha sido um dia, saberá o porquê da escolha desta música. “Curso só um, CI-VIL”, é só acompanhar o ritmo!

2011 Arctic Monkeys – “When the sun goes down”

Fim do primeiro ano da faculdade, festivais de verão a serem anunciados e Artic Monkeys a serem cabeça de cartaz no Super Bock Super Rock em 2011. Sendo uma das minhas bandas favoritas, comprei logo o bilhete mas o problema é que nesse mesmo dia tinha um exame e o festival era na praia do Meco, a mais de 3h de viagem. Resultado, fazer o exame de manhã, correr para o Metro, correr para a camioneta, trocar de camioneta em Lisboa, ficar no trânsito e chegar atrasada ao festival mas a tempo de ainda ver a banda anterior e os Artic Monkeys!! Voltamos nessa mesma noite/madrugada para o Porto mas passei no exame e vi uma das minhas bandas favoritas!

2012 Dream Theater – “Hollow Years (Live at Budokan)”

Sempre gostei de estudar em centros comerciais ou cafés durante o secundário, e durante os meus anos na FEUP, nas salas de estudo ou outro local público.

Para estudar com música é preciso escolher bem. Gosto muito de música clássica, jazz, Radiohead, ou algo que não me distraia o pensamento mas seja mais ambiente. Enviaram-me esta música para ouvir e gostei. Passou a ser uma das minhas músicas favoritas, pela lembrança e pela música em si!

2014 Toploader – “Dancing in the moonlight”

Durante o meu primeiro Erasmus na Dinamarca conheci uma das minhas melhores amigas, a Julia, vinda da Alemanha. Uma das minhas memórias mais vivas, entre muitas outras, foi ter ido até ao apartamento dela no nosso bloco de residência no dia cultural da nossa universidade e ajudá-la a fazer “waffles” (que eram divinais) e ouvimos esta canção! Continua a ser a nossa música até hoje!

2014 Yann Tiersen  – “Comptine d’une autre été”

Uma das minhas músicas favoritas. A minha universidade na Dinamarca tinha um enorme hall de entrada com mesas longas e infinitas para os estudantes almoçarem, estudarem, etc. e num canto havia lá um piano para quem quisesse tocar. Aprendi a tocar um bocadinho desta música depois de algumas aulas dadas pela Julia às 22h (para ninguém me ouvir a tocar mal piano)..

2015 – Aaron – “Paul Kalkbrenner”

Durante o meu tempo em Copenhaga, no meu segundo Erasmus, tinha de fazer um percurso de poucos KM até chegar à empresa onde fiz a tese. Morava em Islands Brygge e a empresa ficava em Orestad – o percurso era uma avenida enorme, com várias rotundas e com o vento sempre contra nós (nem ao fim do dia era a favor..). Lembro-me de esta música ser quase sempre o início da minha viagem de bicicleta e ainda me lembro do percurso e dos edifícios pelos quais passava todos os dias e a continuarem a ser os meus favoritos – para fãs de arquitetura, não poderia ter escolhido um sítio melhor para passar todos os dias !

2016 – The Killers – “Mr Brightside”

Há qualquer relação entre os irlandeses e esta música. E acho que toda a gente que vive na Irlanda sente o mesmo. A conversa no pub para, a ida ao bar ou ao wc é adiada e toda a gente canta esta música como se fosse a última vez. Algo interessante, mas juntei-me ao movimento de todas as vezes que a ouvi – e foram muitas!

2020 – Fred, again – “We lost dancing”

A pandemia foi uma altura pesada para toda a gente. Passei uns meses sozinha na Irlanda sem poder viajar, vários amigos meus deixaram o país, alguns durante os meses de pandemia, outros de vez. Perdemos muito mas deu-nos ainda mais vontade de fazer planos cada vez que nos era possível. Cafés no inverno ao frio com 0 graus, porque só havia take away e não podíamos visitar amigos, a um brunch à chuva, guardados por um pequeno guarda sol porque só se podia fazer refeições em esplanadas e tivemos de marcar com 2 semanas de antecedência para conseguirmos vaga! Mesmo assim, repetia só para poder ter uma refeição com os meus amigos e colocar a conversa em dia, não do pouco que podíamos fazer mas de todos os nossos planos quando a normalidade eventualmente voltasse!

2022 – Pedro Abrunhosa – “Eu não sei quem te perdeu”

Cresci a ouvir Pedro Abrunhosa e  2022, foi o ano de voltar a juntar a família. Enchemos um camarote no Super Bock Arena em março de 2022. Quando somos cada vez mais a emigrar, juntar a família fica cada vez mais difícil, este ano foi um presente adiantado à matriarca da família, agora com 100 anos, viu o sobrinho a cantar até à 1 da manhã com o recinto cheio.

Esta será possivelmente uma das minhas músicas favoritas.

2023 – Tony Bennett “I left my heart in San Francisco”

Porque me apaixonei pela cidade mal dei o meu primeiro passeio. Mudar de ares faz bem e embora a mudança seja sempre difícil, normalmente só traz coisas ainda melhores!

Macy Gray – “Beauty in the World”

Para finalizar, com uma música para “levar para casa” porque há muito beleza pelo mundo e poder viajar o mundo é uma das melhores coisas que podemos fazer!

Embora sejam músicas bastante variadas e muito pouco a ver umas com as outras, espero que gostem e lanço o desafio a qualquer pessoa para uma playlist de memórias! Daqui a uns anos irei atualizá-la !

 

Playlist

  1. Queen – We will rock you
  2. Arctic Monkeys – When the sun goes down
  3. Dream Theater – Hollow Years (Live at Budokan)
  4. Toploader – Dancing in the moonlight
  5. Yann Tiersen – Comptine d’une autre été
  6. Aaron – Paul Kalkbrenner
  7. The Killers –  Mr Brightside
  8. Fred, again  – We lost dancing
  9. Pedro Abrunhosa – Eu não sei quem te perdeu
  10. Tony Bennett – I left my heart in San Francisco
  11. Macy Gray  – Beauty in the World

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #34 – Diana Abrunhosa