INESC TEC Science Bits #28 – Pontos, medalhas e níveis: o universo da Gamificação

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio, vamos embarcar no universo da Gamificação.

Para ouvir este episódio do Science Bits, não vai precisar de resolver problemas ou responder a desafios para ganhar pontos e subir de nível. Mas, vai ficar a saber que aquele cartão que tem na carteira, no qual acumula carimbos do seu restaurante favorito para ter descontos em refeições – ou até uma sobremesa gratuita – pode ser um bom exemplo de Gamificação. Seja com recurso a cartões ou aplicações de telemóveis, a Gamificação está hoje presente em vários aspetos do nosso dia-a-dia e pode revelar-se uma excelente aliada, seja em contexto educacional, seja em contexto organizacional. Porquê? É o que vamos descobrir neste episódio. Ricardo Queirós explica-nos o que é esta metodologia, como pode ser aplicada e em que áreas, quais os seus benefícios e também quais os pontos a ter em conta no momento de gamificar aplicações, para evitar que se possa tornar prejudicial.

 

Ricardo Queirós, Investigador do INESC TEC e Docente na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto

 

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #28 – Pontos, medalhas e níveis: o universo da Gamificação