Dia Mundial da Rádio: rádio e paz

A 12ª edição do Dia Mundial da Rádio (WRD) celebra-se hoje, 13 de fevereiro. A celebração deste ano é dedicado ao tema “A rádio e a Paz”.

 

Atribuído pela UNESCO em 2011, o Dia Mundial da Rádio (World Radio Day – WRD) reforça a importância da rádio em todo o mundo, um veículo capaz de fazer chegar informação de forma mais justa e ubíqua.

A celebração deste ano é dedicada ao tema “A rádio e a Paz”, enfatizando o papel da rádio independente como um pilar para evitar conflitos e contribuir para a paz. De facto, só uma rádio independente permite que todos se façam ouvir, garantindo que o direito à liberdade de expressão e pensamento é posto em prática, gerando uma pluralidade de visões e pensamentos. Com independência, rigor e profissionalismo, a rádio consegue criar condições para moderar os conflitos, reduzindo as tensões e contribuindo para a paz.

É importante manter e apoiar as rádios independentes para que este papel se mantenha. Na Engenharia Rádio (Rádio Universitária do Porto), continuaremos a criar diálogos e a dar-te voz.

Feliz Dia Mundial da Rádio!

Filipe B. Teixeira

Coordenador Geral

Publicado a

Comentários fechados em Dia Mundial da Rádio: rádio e paz