Web Summit 2022

A Web Summit está de volta a Lisboa na maior edição de sempre. Entre 1 e 4 de Novembro, serão 70.000 os participantes daquela que é por muitos considerada a melhor conferência tecnológica do mundo. O Tech4U, pelo segundo ano consecutivo, fará a cobertura do evento.

Após ter chegado a Lisboa em 2016, oriunda de Dublin, a Web Summit rapidamente se tornou numa referência do mundo das conferências tecnológicas. Com um acordo estabelecido em 2018 para a realização do evento por 10 anos na capital portuguesa, a Web Summit atinge na sua edição de 2022 números astronómicos.

Serão mais de 70.000 os participantes, 2.630 startups e 1.120 investidores que entre os dias 1 e 4 de Novembro passarão pela Altice Arena e pela FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, não esconde o seu desejo de atingir 100.000 participantes numa edição do evento tecnológico, valor este que está mais perto a cada edição.

Também pela primeira vez na história da Web Summit, os bilhetes para a mesma esgotaram em tempo recorde. A cerca de 4 semanas do início do evento, a organização anunciou que o mesmo se encontrava esgotado. Esta é também a edição que marca o início do programa scholarship, que pretende “premiar” 500 estudantes com bons resultados académicos através da participação sem qualquer custo no evento.

Quanto ao espaço, ainda que mantendo-se entre o Altice e a FIL, o aproveitamento do mesmo faz-se refletir num aumento de 21% face ao ano anterior, o equivalente a 371 courts de ténis. De relembrar que Portugal apoia anualmente a Web Summit com um investimento de 11 milhões de euros, 3 destes milhões provenientes da Câmara Municipal de Lisboa e 8 milhões provenientes do Governo Português.

Quanto às personalidades do mundo da tecnologia que marcarão presença no evento, destacam-se nomes como Sumbul Desai (VP of Health da Apple), Rohit Prasad (Alexa Head Scientist), Palmer Luckey (Oculus founder), Changpeng Zhao (Founder & CEO da Binance) e Brad Smith (Vice-Chair and President na Microsoft).

Uma vez mais, a Web Summit dá palco a denunciantes de gigantes tecnológicas. Em 2019, foi Edward Snowden que marcou presença no evento, ainda que de forma virtual. Em 2021, foi a vez de Frances Haugen, whistleblower do Facebook. Este ano, Mark MacGann, whistleblower da Uber, fará parte do painel de oradores, naquela que será a primeira entrevista que dará, tal como sucedeu com a delatora da agora renomeada Meta. O denunciante da gigante da mobilidade acusa a empresa de não cumprir com as leis de muitos dos países onde opera.

O Tech4U irá, assim, acompanhar o evento através da publicação regular de conteúdos exclusivos, quer no site da Engenharia Rádio, quer no Instagram oficial do podcast.

 

João Pires, José Magalhães, Pedro Pacheco

Publicado a

Comentários fechados em Web Summit 2022