Quarto Árbitro #44 – Entrevista com Raquel Queirós

Tem 22 anos e fez história ao vencer a primeira edição de sempre da Volta a Portugal feminina. Participou nos últimos Jogos Olímpicos e é campeã nacional de elites e de BTT-XCO. Raquel Queirós é a convidada do último episódio desta temporada do Quarto Árbitro.

No último programa de mais uma temporada, o Quarto Árbitro recebeu a ciclista Raquel Queirós. A jovem atleta contou como foi tornar-se a primeira vencedora da edição feminina da Volta a Portugal, depois de decidir que ia participar apenas no dia anterior.

“Costumo dizer que a Volta a Portugal foi um escape de toda a pressão que eu estava a sentir à minha volta: dos Jogos, do Campeonato do Mundo, das Taças do Mundo. E não senti pressão”, confessa a atleta na entrevista.

A estudante da faculdade de Desporto da Universidade do Porto falou também sobre a experiência nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Numas Olímpiadas marcadas pela discussão em torno da saúde mental, a ciclista portuguesa faz questão de abordar o assunto e de ressalvar que a parte psicológica é, na sua opinião, ainda mais importante que a condição física: “Os Jogos Olímpicos são uma pressão muito grande. Ninguém imagina, mas é, porque temos toda a gente olhar para nós. Realmente, foi um momento difícil para mim, e foi aí que decidi procurar uma psicóloga. Ainda estou a ser acompanhada e, sem dúvida, faz toda a diferença.”

Sobre o crescimento do ciclismo feminino em Portugal, a jovem natural de Guilhabreu considera que se está a “pedalar” na direção certa, mesmo havendo ainda muito caminho para fazer, nomeadamente, ao nível da visibilidade da modalidade. As transmissões televisivas são, na sua opinião, fundamentais para atrair público e patrocinadores.

Nesta entrevista, houve ainda tempo para falar sobre o seu primeiro contrato profissional, com a MMR Factory, algo que procurava “há muito tempo”.

Depois de um ano de sucesso, Raquel Queirós quer agora “arrecadar o máximo de pontos” para chegar aos Jogos Olímpicos de Paris e “alcançar o top-5 na Taça do Mundo”.

Neste episódio do Quarto Árbitro contamos ainda com a rubrica “Portugueses pelo mundo”Alex Pinto, jogador do FC DAC 1904 da Eslováquia, esteve à conversa com Miguel Esteves.

Este programa tem a parceria do JornalismoPortoNet (JPN)

Publicado a

Comentários fechados em Quarto Árbitro #44 – Entrevista com Raquel Queirós