Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #24 – Diogo Pimenta

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 24ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Diogo Pimenta.

Diogo Pimenta

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Business Development Representative na Amazon Web Services

 

A “poderosa” playlist de Diogo Pimenta

“A minha relação com a música é capaz de ser das maiores incoerências da minha vida. Nunca teve um propósito claro mas esteve sempre lá. Desde o primeiro CD choramingado aos meus pais, passando pelas clássicas “pens” carregadas de discografia variada, até aos dias de hoje, em que as mais diversas plataformas digitais facilitam, e bem, a tarefa de dar música aos nossos ouvidos.

Desde miúdo que os jantares de família trazem memórias de mais do que simplesmente comer: mesa ainda cheia, no entanto, já guitarras e todo o instrumento improvisado que acrescentasse ritmo circulava por entre os presentes. Música portuguesa não faltava, e cantores como Rui Veloso e mais tarde António Zambujo ou Miguel Araújo eram homenageados pela noite dentro. Canções como “A Paixão”, “Pica do 7” ou “Os Maridos das Outras” foram fazendo parte do repertório e continuam a estar presentes nas minhas playlists recorrentemente. Vale sempre a pena ouvi-las mais uma vez!

Saltando já para a Faculdade, recordo-me perfeitamente de sair de casa em busca de conhecer a minha nova cidade, quando dou por mim a ouvir um concerto de Samuel Úria no festival Optimus D’bandada, e qual não é o meu espanto quando a música “Não arrastes o meu caixão” faz despertar aqui uma luz! Chegado ao fim do primeiro ano, parto rumo ao Algarve com um grupo de amigos, viagem na qual a música “Riptide” de Vance Joy marcou momentos que nenhum de nós irá esquecer. Para contrastar com os muitos “Dias Bons” passados neste período, é para mim impossível deixar passar esta oportunidade sem mencionar o “Dia Mau” dos Ornatos Violeta! Seguindo pela vida académica, tanto o “Hoy” da TEUP como os “Verdes Anos” de Carlos Paredes, tocado pelo Grupo de Fados de Engenharia fazem-me recordar os bonitos momentos de tradição vividos na Faculdade de Engenharia, juntamente com o “Só um Beijo”. Este último, numa versão particular, cantado por mim e pela Tuna de Engenharia, numa serenata que me fez valer muitos pontos!

Falando em música, é impossível para mim não recordar os bons anos de organização do Arraial d’Engenharia, destacando aqui a “Vida Boa” de Slow J. Ainda neste seguimento, não esquecerei a Queima das Fitas de 2017, onde vi Salvador Sobral a vencer pela primeira vez para Portugal a Eurovisão com o emotivo “Amar pelos Dois” a tocar em plenos ecrãs gigantes do palco da Queima!

No início de 2021 mudei-me para Madrid, onde trabalho atualmente, e é inevitável que a saudade não faça parte dos mais diversos momentos de alguém que sai do seu país, destacando por isso a “Melodia da Saudade” do Fernando Daniel. No entanto, e não querendo terminar esta playlist num tom de melancolia, recordo um dos dias mais felizes da minha vida, que culminará num dia tão ou mais feliz: no primeiro dia de 2022 pedi a minha namorada em casamento e iremos casar em 2023, tendo o “Perfect” do Ed Sheeran feito parte de todo este caminho a dois!

Ao escrever este breve texto, senti a necessidade de ouvir cada uma das músicas que vos sugiro, tendo revivido momentos muito bonitos de forma inevitável. A música tem este poder: teletransporta-nos para momentos passados.”

 

PLAYLIST de Diogo Pimenta

  1. Rui Veloso – A paixão (Segundo Nicolau da Viola)
  2. António Zambujo – Pica do 7
  3. Miguel Araújo – Os maridos das outras
  4. Samuel Úria – Não arrastes o meu caixão
  5. Vance Joy -Riptide
  6. Ornatos Violeta – Dia Mau
  7. TEUP – Hoy
  8. GF FEUP – Verdes Anos
  9. TEUP – Só um Beijo
  10. Slow J – Vida Boa
  11. Salvador Sobral – Amar pelos Dois
  12. Fernando Daniel – Melodia da Saudade
  13. Ed Sheeran – Perfect 

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #24 – Diogo Pimenta