Gianni Narduzzi lança Dharma Bums no Auditório da FEUP

Gianni Narduzzi, contrabaixista e compositor lança o CD do projeto Dharma Bumsno hoje 2 de março às 21h30 no Auditório da FEUP. Uma iniciativa do Comissariado Cultural da FEUP e a Porta-Jazz, com entrada gratuita. A formação é composta por Gianni Narduzzi (contrabaixo e composições), Gil Silva (trombone), Afonso Silva (saxofone alto), Joaquim Festas (guitarra), Miguel Meirinhos (piano). Gonçalo Ribeiro – bateria.

Dharma Bums é o projeto musical que exprime o universo sonoro criado pelo contrabaixista e compositor Gianni Narduzzi. O nome é uma homenagem ao homónimo livro de Jack Kerouac que tem como temática central a viagem física e interior e a busca de um lugar.
O interrogativo e a procura do lugar ideal representam o leit motif das histórias musicais que os músicos contam.

Reunindo elementos de música escrita e música improvisada dentro de um vasto campo de influências sonoras, assim como literárias e cinematográficas, a sonoridade da banda é inspirada nos quintetos clássicos de bebop e hardbop, com a diferença que ao piano substitui-se a guitarra, bem menos comum na tradição jazzística.

O universo musical de compositores e intérpretes mais recentes como Wayne Shorter ou Kurt Rosenwinkel e o mundo literário e as suas personagens  são uma grande fonte de inspiração para muitas composições. Para além da componente escrita, a música vive e brilha da improvisação de cada um dos músicos, cujo desafio é encontrar o espaço musical para mostrar a sua voz. O projeto nasce em finais de 2019 sob o impulso do Gianni Narduzzi, contrabaixista e autor de todas as composições.

O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete no Infodesk da FEUP ou na bilheteira, que abre uma hora antes do espetáculo.

 

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Gianni Narduzzi lança Dharma Bums no Auditório da FEUP