FEUP comemora o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável com ação de limpeza de beatas

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável comemora-se a 4 de março, em todo o mundo. Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) o dia é comemorado com uma ação de limpeza de beatas ao relvado central, pelas 14h30.

 

A efeméride, definida pela UNESCO em 2020, visa destacar o trabalho dos engenheiros e da engenharia no Mundo moderno e melhorar a perceção pública de como a Engenharia e a tecnologia são centrais para a vida e para o desenvolvimento sustentável. O relvado central da FEUP vai ser alvo de uma ação que visa a limpeza deste local. A iniciativa está a ser organizada pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Engnharia da Universidade do Porto (AEFEUP) e vários núcleos e grupos da FEUP, incluindo o Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA-FEUP), o Grupo de Engenharia de Minas (GEM-FEUP), a AGE-i-FEUP, o Núcleo de Estudantes de Bioengenharia da FEUP e do ICBAS (NEB – FEUP/ICBAS), o Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEQ-FEUP), a International Association of Civil Engineering Students (IACES-Porto), o Núcleo Estudantes de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEM-FEUP), o Board of European Students of Technology (BEST-Porto) e a Engenharia Rádio.

Para Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, “esta iniciativa surgiu por parte dos estudantes nas várias reuniões que temos ao longo do ano. Queríamos fazer algo que contribuísse para a sustentabilidade da FEUP e esta foi uma das formas encontradas”. Para além desta iniciativa, Ana Carla Madeira realçou outras iniciativas que estão preparada para assinalar este importante dia Mundial da Eng. para o DS, como a preparação de um vídeo alusivo às iniciativas da FEUP na área da sustentabilidade, o lançamento do concurso “De Bicla para a FEUP”, a ideia vencedora da edição de 2019 do Concurso Mais Ideias Sustentáveis e a preparação de um vídeo pelos grupos estudantis da FEUP com um breve resumo do seu contributo para o desenvolvimento sustentável.

Carlos P. Alves, Vice-Presidente da AEFEUP para o Pelouro da Política Educativa, realça que “a AEFEUP tem como uma das prioridades a transmissão de valores na área social e ambiental, onde um Campus mais sustentável só é possível com a ajuda e colaboração de toda a comunidade FEUP”. Segundo os dirigente, “os núcleos, grupos e associações estudantis devem ser o meio de excelência para promoção destes valores, quer na comunidade dos estudantes, quer na própria sociedade”. Carlos P. Alves deixa ainda um apelo aos estudantes, para se juntarem neste desafio.

A nível internacional, o dia é celebrado com um conjunto de iniciativas, numa emissão em direto através do site worldengineeringday.net

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em FEUP comemora o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável com ação de limpeza de beatas