Erro de Pandora #3 – Inteligência Artificial, Consciência e Ética com Arlindo Oliveira

Professor catedrático do Instituto Superior Técnico no departamento de Engenharia Informática e Computadores, Arlindo Oliveira formou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na mesma instituição, terminando o seu doutoramento na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Adicionalmente, é presidente do INESC, membro do conselho diretivo da Caixa Geral de Depósitos, da Academia Portuguesa de Engenharia e do Institute of Electrical and Electronics Engineers.

O episódio anterior ficou marcado pelos temas de Inteligência Artificial e Machine Learning, de modo a aproveitar o conhecimento e especialização do convidado em tais assuntos.

Nesta 2ª parte da conversa, optou-se por uma abordagem mais filosófica ao conceito da Inteligência Artificial, nomeadamente da General Artificial Intelligence, tendo sido abordados assuntos desde a consciência às implicações éticas que poderiam advir da sua criação.

Durante a conversa foram mencionadas teorias da consciência, como a IIT (Integrated Information Theory) e a GWT (Global Workspace Theory).

Por fim, o professor partilhou a sua opinião sobre um dos aspetos filosóficos que mais interesse pode despertar quando se fala na possível criação de outros sistemas conscientes, a questão da existência, ou não, de livre-arbítrio.

 

Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais.

INSTAGRAM: @errodepandora

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/erro-de-pandora/

Publicado a

Comentários fechados em Erro de Pandora #3 – Inteligência Artificial, Consciência e Ética com Arlindo Oliveira