Lançamentos musicais de fevereiro

Janeiro trouxe um Sol de Inverno que nem a Blue Monday foi capaz de encobrir. Agora, passados os saldos e as épocas de exames, fevereiro promete permanecer agitado. Como prova disso, temos a lista de álbuns agendados para serem lançados este mês.

De facto, fevereiro começa logo com três lançamentos. No dia 4 de fevereiro, os americanos Animal Collective lançarão “Time Skiffs”, o seu décimo primeiro álbum de estúdio. A notícia do lançamento foi partilhada através de fotografias enigmáticas enviadas aos fãs em mensagens privadas, pelas redes sociais. Juntas, as fotografias revelavam a contracapa do álbum com a lista das canções que o compõe e o símbolo da Domino, editora pela qual o álbum foi editado. Mais tarde, a editora disse, através de um comunicado de imprensa, que o som do álbum se assemelha aos primórdios da banda.


No mesmo dia, os Black Country, New Road lançam “Ants From Up There” pela Ninja Tune. Este será o segundo álbum da banda e o último a contar com o vocalista Isaac Wood, que anunciou esta terça feira, 31 de janeiro, que irá abandonar o grupo. A banda, que marcou presença no Super Bock em Stock no passado mês de novembro afirma que continuará a fazer música, apesar de se ver obrigada a cancelar os próximos espetáculos. Apesar da triste notícia, “Ants From Up There” será talvez uma lembrança do que ficou por viver e uma memória de como foi bom enquanto aconteceu.

No dia 11 de fevereiro, os também americanos Big Thief avançam com um álbum duplo. “Dragon New Warm Mountain I Believe in You”. Com 20 tracks e gravado em quatro localizações distintas, há quem o descreva como um álbum de referência e uma prova do amadurecimento da vocalista Adrianne Lenker.

A 18 de fevereiro teremos o regresso do dream pop de Beach House com “Once Twice Melody”, também um álbum duplo de 18 tracks apresentados em quatro capítulos. Os primeiros três capítulos foram já lançados a 10 de novembro, 8 de dezembro de 2021 e 19 de janeiro de 2022. O último sairá pela Sub Pop, com boas reviews por parte de revistas como a Mojo e a Uncut, que elogiam detalhes como a beleza da voz de Victoria Legrand e os elementos surpresa que vão sendo revelados pela música.


Os Metronomy aproveitam a boleia e apresentam Small World, pela Because, na mesma data. Os singles lançados para promover o álbum, “Things Will Be Fine” e “It’s good to be back” parecem marcar o passo para o sentimento que o álbum irá transmitir. Quem estiver interessado em comprovar isso ao vivo terá a oportunidade de o fazer no dia 1 de março, +em que o trio passará por Portugal, no Hard Club (Porto) a 1 de março e no Coliseu de Lisboa a 2 do mesmo mês.

Como se por esta altura o mês de fevereiro não tivesse já tido acontecimentos suficientes, guardará ainda mais uma surpresa. A banda de space rock inglesa Spiritualized deixa também a sua marca, apresentando “Everything Was Beautiful pela Bella Union”.

Apresentando uma caixa de medicamentos na capa do álbum e sendo descrito como “tudo o que se pode esperar de um álbum de Spiritualized”, este certamente entregará a energia necessária para processarmos o mês que estará a terminar e abraçarmos o que se avizinha.

Se a melomania não te permite esperar pelo lançamento dos álbuns, podes ouvir todos os singles já disponíveis nesta playlist que criamos para ti. Enjoy!

Mariana Varejão de Magalhães

Publicado a

Comentários fechados em Lançamentos musicais de fevereiro