INESC TEC Science Bits #22 – Cibersegurança e a caixa de Pandora

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits vamos falar sobre segurança informática e qual o papel da tecnologia e da ciência para tornar o espaço cibernético mais seguro.

Janeiro trouxe-nos notícias sobre o ataque informático ao grupo Impresa e expressões como cibersegurança, ciberataque, encriptação de dados, resgate ou pirata informático ganharam força no nosso vocabulário. Ao longo das últimas semanas registaram-se, em Portugal, vários ataques cibernéticos e, apesar de não ser uma ameaça recente, o que é certo é que parece estar a crescer. Segundo dados do Centro Nacional de Cibersegurança, em 2020, registaram-se 1347 incidentes, mais 79% do que em 2019, e estima-se que o número continue a aumentar.

António Pinto

À conversa com António Pinto, investigador no INESC TEC e Professor no Instituto Politécnico do Porto, no primeiro episódio do ano, tentamos perceber em que é que consiste a segurança informática e qual o papel da tecnologia e da ciência para tornar o espaço cibernético mais seguro, através de iniciativas como o projeto europeu PANDORA.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #22 – Cibersegurança e a caixa de Pandora