Dia Mundial da Rádio: a rádio e a confiança

Foi a 13 de fevereiro de 1946, há precisamente 76 anos, que a United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas) emitiu pela primeira vez um programa de rádio em simultâneo para um grupo de seis países diferentes.  UNESCO viria a declarar a partir de 2011 o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial da Rádio.

Nesta edição de 2022 do Dia Mundial da Rádio, a UNESCO lança o tema “Radio and Trust”. Com mais de cem anos de história, a rádio permanece um dos meios de comunicação mais confiáveis e utilizados em todo o mundo. Aliás, em plena pandemia, o consumo de rádio subiu, invertendo a tendência dos últimos anos, não só pela informação transmitida de uma forma mais cuidada, como também pelo entretenimento e companhia que Rádio dá ao ouvinte. A Rádio, pelas suas caracteristicas, é também uma fonte de informação fidedigna, combatendo a proliferação das fake-news, prejudiciais à nossa sociedade. “Trust in radio journalism”, “Trust and accessibility” e “Trust and viability of radio statios” são os sub-temas mote desta edição, que prometem suscitar conversas e debates pelo mundo inteiro.

Na Engenharia Rádio (Rádio Universitária do Porto), trabalhamos de forma voluntária e genuína para alcançar a vossa confiança, num balanço entre a independência, a criatividade, a irreverência e o experimentalismo. Em nome de toda a nossa equipa, Feliz Dia Mundial da Rádio.

Filipe B. Teixeira

Coordenador Geral

 

Publicado a

Comentários fechados em Dia Mundial da Rádio: a rádio e a confiança