Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #21 – Pedro Vasconcelos

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 21ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Pedro Vasconcelos.

 

Pedro Mesquita Vasconcelos

Engenharia Mecânica 2016

Process Engineer na Intel Corporation

 

A “vida contada em playlist” de Pedro Mesquita Vasconcelos

 

“Estas músicas contam um pouco da minha história e alguns episódios meus com a música. As músicas escolhidas são muito diversas, tal como o que ouço. Num dia de trabalho ouço desde Metal a música Electrónica ou de Clássica a Blues, um pouco de tudo. Mas os estilos prediletos são o Rock e o Indie.

Na minha infância ouvi muita música clássica, foram muitos os pedidos no carro para mudar da Antena 2 para a CidadeFM, Comercial ou RFM. No meio da música clássica o meu pai tocava muitas vezes na guitarra a música introdutória “Signe” do Eric Clapton, usada como uma música de aquecimento.

A segunda música no álbum é “Porto Sentido” do Rui Veloso, o meu músico português de preferência. Quanto à música, é um hino à minha cidade. De cada vez que é tocada, quer seja ao vivo ou em qualquer rádio causa um arrepio a todos os Portuenses que a ouçam. Os meus pais também me levaram a alguns concertos do Rui Veloso no Coliseu, tendo sido um dos primeiros concertos a que fui. Um dos primeiros CD’s que me recorde de ter foi o “Now 7” com cerca de 8 ou 9 anos. Eram na altura boas coletâneas para ouvir a música comercial estrangeira. Desta altura escolhi a “Just Lose It” do Eminem, pois tenho boas memórias de a cantar e dançar sem bem saber a sua tradução, mostrando a inocência da idade.

Com cerca de 12 anos um dos meus primos emprestou-me uma capa com imensos CD’s de Rock e Metal, e foi essa capa que transformou os meus gostos musicais. Na capa estavam todos os CD’s dos Metallica e alguns de outras bandas Rock e Metal. Daí conheci os Red Hot Chili Peppers e a “Under the Bridge” e os Linkin Park onde viria a ouvir a “In the End”, as duas foram ouvidas em loop na minha adolescência. Dos Metallica foi difícil escolher, mas a “One” é uma ode à guitarra. Misturado com todas estas bandas mais antigas juntou-se também um pouco do Hip Hop em especial os Mind Da Gap. O gosto pelos Arctic Monkeys surgiu com 14 anos e foi a banda que mais me marcou por ser da minha geração e os ter visto crescer desde o início, identificando-me muito com o seu estilo irreverente. MUSE e Prodigy escolhi por marcarem a fase do meu ensino Secundário, onde comecei a ir a concertos e festivais com amigos, tal como muitas tardes passadas na garagem a ensaiar.

Com a entrada na Faculdade surge a TEUP, onde toquei guitarra e contra-baixo e cumpri um sonho de tocar nas maiores salas de espetáculos do país. A música que mais me marcou por ser uma marcha popular, pela quantidade de ensaios e dificuldade de manter o ritmo foi a “Porto na Memória”. Foi também a primeira música que toquei no programa “Praça da Alegria”. Durante a Faculdade fui também a muitos festivais de Verão, que me marcaram para a vida, uma música que me recorda os festivais e os ares do Sudoeste é a “Sou Rei” dos Natiruts.

António Zambujo fez músicas que ficaram no ouvido de todas as gerações, a “Pica do 7” recorda-me a alegria da minha família junta a cantar e dançar após as refeições. Com uma especial menção para o meu irmão que com o dote do violino sempre foi enchendo a casa com boa música.

Resido na Irlanda há 4 anos, um país riquíssimo no que toca à música, sendo as duas últimas músicas da playlist de lá: “Whiskey in the Jar” é uma música popular irlandesa que para mim representa a magia dos pubs de Dublin e da boa disposição do país. A última música é dos também Irlandeses Two Door Cinema Club, banda mais recente e dos últimos concertos a que fui, a música é a “Next Year” que fala de alguém que tem saudades de casa e que promete regressar no próximo ano, representando um pouco da minha experiência sozinho e de onde escrevo, de Oregon, USA.

Foram estas as músicas que escolhi e que contam um pouco a minha história. Infelizmente não posso adicionar mais, mas espero que gostem!”

 

PLAYLIST de Pedro Vasconcelos

  1. Eric Clapton – Signe
  2. Rui Veloso – Porto Sentido
  3. Eminem – Just Lose It
  4. Linkin Park – In the End
  5. Red Hot Chili Peppers – Under the Bridge
  6. Metallica – One
  7. Mind Da Gap – Todos Gordos
  8. Arctic Monkeys – From the Ritz to the Rubble
  9. Muse – Plug in Baby
  10. Prodigy – Warrior’s Dance
  11. TEUP – Porto Na Memória
  12. Natiruts  – Sou Rei
  13. António Zambujo – Pica do 7
  14. Dubliners – Whiskey in the Jar
  15. Two Door Cinema Club – Next Year

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #21 – Pedro Vasconcelos