Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #19 – Cristina Martins

Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 19ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Cristina Martins.

 

Cristina Martins

Mestrado Integrado em Bioengenharia (2017)

Android Engineer – SmartMed

 

A indecisa (mas certeira) playlist de Cristina Martins

 

“Posso começar por dizer que para mim é sempre muito difícil eleger “favoritos”, seja em filmes, séries, livros, música… Tenho um gosto muito abrangente e poucos são os estilos de música que não gosto de ouvir. Gosto de pensar que há sempre uma música adequada a cada ocasião. Escusado será dizer que mesmo podendo eleger várias, a escolha não foi fácil.

E como o que custa é sempre começar, optei por abrir a playlist com uma música que gosto de ouvir quando preciso de motivação extra, a “Love Natural” dos Crystal Fighters. Costumo ouvi-la quando vou correr por exemplo, pois dá-me a energia que preciso.

Também dentro desse mood de motivação, incluí o “Someday” dos The Strokes e o “I Always Knew” dos The Vaccines. São duas bandas cujos álbuns gosto de ouvir do início ao fim. A quarta música que encaixo neste lote não é de uma banda que costume ouvir, mas por si só é um clássico: “I’m Gonna Be (500 Miles)” dos The Proclaimers.

Infelizmente tenho de dar razão ao meu namorado quando diz que só ouço bandas começadas por “The”, por isso aqui vai mais uma: The Beatles. A música “Here Comes The Sun” tem uma leveza que me deixa sempre mais feliz, e por isso é uma das minhas músicas preferidas.

Tendo em conta o contexto desta playlist, não podia deixar de incluir duas músicas que me fazem lembrar os tempos de faculdade. A primeira é a “Get Lucky” dos Daft Punk, que por ter saído precisamente na altura da Queima das Fitas do meu ano de caloira (2013) remete-me sempre para  essa primeira experiência que nunca se esquece. A outra música que escolhi foi a “Soulstorm” do Patrice, pois é uma das muitas músicas usadas como base para os cânticos de curso. Neste caso, o refrão era adaptado para “Soooou, sooou, Metal&Bio até morrer”, o que é muito verdade, pois os anos de faculdade vão continuar comigo para sempre.

Ainda sobre a faculdade, mais precisamente o Erasmus que fiz em Milão, decidi incluir a música “Postcards From Italy” dos Beirut, precisamente porque viajei por todo o país e enviei postais à minha família de todas as cidades que visitei.

De seguida temos a secção dedicada à música portuguesa, que curiosamente comecei a ouvir muito mais desde a pandemia. A primeira música, “Ainda Estamos Aqui” do Miguel Araújo, para além de ser das minhas favoritas dele, marcou-me especialmente no concerto que vi no Coliseu, pois apareci no vídeo que passou no fundo.  A segunda chama-se “Fugir de Ser” e é de uma artista que acompanho desde o início, Bárbara Tinoco. Curiosamente, o Miguel Araújo foi convidado para cantar esta mesma música com a Bárbara no concerto dela no Coliseu que também fui ver.

Sem dúvida que as bandas e as músicas nos marcam muito mais depois de as vermos ao vivo. Por esse motivo, as três últimas músicas que incluí na playlist são de três bandas que vi em concerto: Keane, Mumford & Sons e Coldplay. Tanto a “Bedshaped” como a “Lover of The Light” são músicas mais calmas e que gosto de ouvir quando quero relaxar ou até mesmo concentrar-me. Para o fim deixei a minha banda preferida, os Coldplay, e como seria muito difícil escolher a música que mais gosto, optei por escolher uma música de Natal, “Christmas Lights”, tendo em conta a quadra natalícia que se avizinha. Boas Festas!

 

 

PLAYLIST de Cristina Martins

 

  1. Crystal Fighters – Love Natural
  2. The Strokes – Someday
  3. The Vaccines – I Always Knew
  4. The Proclaimers – I’m Gonna Be (500 Miles)
  5. The Beatles – Here Comes The Sun
  6. Daft Punk – Get Lucky
  7. Patrice – Soulstorm
  8. Beirut – Postcards From Italy
  9. Miguel Araújo – Ainda Estamos Aqui
  10. Bárbara Tinoco – Fugir de Ser
  11. Keane – Bedshaped
  12. Mumford & Sons – Lover Of The Light
  13. Coldplay – Christmas Lights

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio.

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #19 – Cristina Martins