Hause Plants e Los Nastys: o regresso do mosh

Na última sexta feira antes do Halloween, nada do que aconteceu no Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, no Porto, assustou ou deu vontade de fugir. Pelo contrário, apeteceu nunca mais de lá sair. No dia 29 de outubro, a Pointlist juntou os lisboetas Hause Plants aos madrilenos Los Nastys num alinhamento de cortar a respiração – por todas as razões certas.

Com as suas guitarras shoegazey, melodias e batidas que imediatamente nos fazem pensar em Beach Fossils, DIIV, Real Estate ou The Drums, os Hause Plants foram os primeiros a pisar o palco. Este projeto, que ganhou forma no quarto de Guilherme Correia (vocalista e guitarrista), foi ali apresentado pela primeira vez sem restrições derivadas da pandemia, contando com Dani Oliveira na guitarra, João Simões no baixo e Jantónio Nunes da Silva na bateria.

Foi com humildade, entusiasmo e bom humor que os músicos brindaram o público com temas do seu EP de estreia, “Film for Color Photos”, tais como “Visual Diaries”, “Only You”, “Summer Sault”, “Here, Somewhere”, mas também outros singles, como foi o caso de “City Vocabulary” e “Hazy”. A plateia, a princípio tímida, acabou por se soltar, completamente envolvida na atmosfera criada pela banda. A sala de espetáculos do Maus Hábitos era um só coração agitado pelo reverb. Faltou alguma coisa? Apenas os quatro finos ao palco!

Hause Plants

Como se este concerto, sozinho, não compensasse já o bilhete, a festa continuou e intensificou-se quando Los Nastys tomaram o palco. Vindos de Madrid, Luis (guitarra e voz) e Fran (guitarra) Basilis, Fede Lopez (bateria) e Omar Montalvo (baixo) rapidamente contagiaram o público com a sua energia eletrizante.

Os riffs crus influenciados pelo punk, post-punk e indie rock e o ritmo acelerado de temas como “Fumar, beber y romper”, “Never digas never”, “Quiero Ser Otro”, “Veneno de Serpiente”, “Los Auto Locos” ou “Suena La Despedida” levaram ao derradeiro regresso do mosh e do crowdsurfing depois dos longos meses em que o distanciamento social foi norma. A euforia era palpável e a felicidade pairava no ar. É sabido que Los Nastys tocam Musica Para El Amor Y la Guerra, porém só o amor foi sentido naquela plateia – e Esta Bien Así!

Los Nastys

Eles cantam “Hear a song to change your life“. Depois destes dois concertos incríveis, a nossa vida ficou um pouco mais bonita. E é com este sentimento que iremos relembrar a noite em que o distrito do Porto se encontrava em aviso laranja devido às condições climatéricas – como reminder de que a música tem a capacidade de nos libertar. E de como é tão bom podermos parar de dançar sozinhos e voltar a ser livres juntos.

Mariana Varejão de Magalhães

Publicado a

Comentários fechados em Hause Plants e Los Nastys: o regresso do mosh