INESC TEC Science Bits #15 – Informação em volta da economia circular

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bitts, vamos descobrir porque é que a gestão de informação é tão importante para a economia circular. 

Por ano, um europeu produz cerca de 5 toneladas de lixo e somente 38% destes resíduos são reciclados. Para gerir melhor todo este lixo a União Europeia tem promovido a mudança de uma economia linear para uma economia circular. Este modelo económico prevê produção e consumo de bens, envolvendo a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Tudo isto alarga o ciclo de vida de um produto.  

No INESC TEC, um grupo de investigadores está a desenvolver um projeto que visa levar este modelo de produção em frente. No entanto, não estão a trabalhar com resíduos – estão sim a trabalhar com dados e gestão de informação. 

Ana Nunes Alonso e António Lucas Soares

Ana Nunes Alonso é investigadora no HASLab – Laboratório de Software Confiável do INESC TEC e da Universidade do Minho. É doutorada em Informática e tem colaborado em vários projetos internacionais. Os seus interesses de investigação incluem a gestão e processamento de dados em larga escala e os mecanismos de tolerância a faltas, que permitem dotar sistemas de confiabilidade. É atualmente Adjunta da Coordenação do Cluster de Informática do INESC TEC e membro do Conselho Editorial da revista INESC TEC Science & Society. 

António Lucas Soares é investigador no INESCTEC e Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da FEUP. A sua área de especialização é Sistemas de Informação em aplicações a redes colaborativas e gestão da informação e conhecimento, particularmente em organizações industriais. Os seus interesses de investigação incluem sistemas sócio-técnicos, representação do conhecimento, plataformas digitais para colaboração, design science research. É atualmente coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais e também do Cluster Indústria e Inovação do INESCTEC. 

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #15 – Informação em volta da economia circular