INESC TEC Science Bits #13 – Como é que a informática pode ajudar na luta contra o cancro?

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits, vamos descobrir como é que tecnologia e a informática podem ajudar pacientes com cancro da mama e que trabalho tem sido desenvolvido no INESC TEC.

No Centro de Telecomunicações e Multimédia, vários investigadores têm vindo a desenvolver tecnologias para auxiliar profissionais de saúde no rastreio, planeamento cirúrgico, avaliação estética e reabilitação do cancro da mama.

Eduardo Castro e Hélder Oliveira

Hélder P. Oliveira Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 2004, recebeu o Mestrado em Automação, Instrumentação e Controle em 2008 e o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 2013, todos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador Sénior e Líder da Área de “Visual Computing and Machine Intelligence” do INESC TEC. É também Professor Auxiliar convidado no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desde 2007 é coautor de mais de 80 publicações em revistas e conferências internacionais. Os seus interesses de investigação incluem a análise de imagem médica, visão computacional, processamento de imagem e vídeo, aprendizagem computacional, ciência de dados, ciência da computação, programação e modelação 3D.

Eduardo Castro iniciou a sua colaboração com o INESC TEC em 2018 e neste momento está a tirar o doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O tópico da sua tese é a aplicação de técnicas de aprendizagem computacional e visão por computador no rastreio do cancro da mama. O objetivo a longo prazo é que essas técnicas possam permitir aos radiologistas um diagnóstico mais preciso, contribuindo para atenuar os efeitos negativos da doença. Neste momento também colabora no tópico de sistemas biométricos baseados em impressões digitais.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #13 – Como é que a informática pode ajudar na luta contra o cancro?