Entrevista a André Gomes: uma viagem em busca da liberdade

André Gomes, de 24 anos, natural de Esposende, decidiu fazer-se à estrada de bicicleta em meados de julho de 2020, percorrendo o caminho português até Santiago de Compostela e optando por continuar pelo caminho Francês até Leão, em Espanha. Um jovem ambicioso, que se seduz pelas coisas simples da vida, como tratar de animais e dedicar o seu tempo livre à agricultura. Vive com os pais e trabalha no negócio de família como padeiro.

Chegada a Santiago de Compostela.

André acredita plenamente no alcance da liberdade através da obtenção de um terreno “num sítio isolado e viver de maneira sustentável, plantar os meus alimentos e cuidar dos meus animais. Fugir desta vida consumista e materialista em que vivemos”. Às vezes o simples facto de nos afastarmos do problema faz com que tenhamos mais formas para o abordar e foi o que aconteceu com André, afastar-se dos sítios que lhe soavam familiar trouxe-lhe novos objetivos, como viajar pelo mundo fora.

Era na viagem onde encontrava a paz, e era nela que se davam profundas reflexões. Havia tempo para debater questões existenciais e questões do passado. “As preocupações que eu tinha aqui vinham comigo. Precisava de um momento de liberdade pura, precisava de não me sentir preso a nada, ir e estar sozinho.”

André começou o percurso um objetivo de fazer 100 km por dia, mas acabara lesionado. “Puxei demasiado pelo meu corpo nos primeiros dois dias, precisava de saber o que era fazer 100 km  por dia para saber se ia conseguir”. “Queria tanto cumprir o meu objetivo, que acabou por me condenar“. Em dois dias, perdi as luvas, uma garrafa, perdi anos de vida e quilos, ganhei uns escaldões, uns cortes e muitas dores no rabo“. Mesmo assim, chegou a percorrer 1200 km no total da viagem.

São as experiências que nos fazem ser o que somos hoje e, com elas, podemos aprender que às vezes ir à descoberta e submetermo-nos a meios que desconhecemos, em vez de optarmos pelo conforto, é gratificante. Conhecer pessoas novas e passar por sítios que nunca imaginamos encontrar, contribui para que estas sejam experiências únicas.

E tu? Já tiveste alguma aventura que te fez pensar sobre tudo?

Convidamos-te a consultar o áudio da entrevista no fim do artigo.

 

Paulo Senra

Publicado a

Comentários fechados em Entrevista a André Gomes: uma viagem em busca da liberdade