Opinião: os Podcasts que te vão deixar viciado

Tanto nos dias mais tediosos como nos dias mais difíceis de confinamento, o podcast transforma-se numa das melhores alternativas de entretenimento e até mesmo de desenvolvimento. Existe uma grande variedade de temas e formatos que, pouco a pouco, ganharam espaço nas nossas vidas e nos fazem companhia. O podcast oferece uma fusão do melhor da rádio tradicional com as novas tecnologias e novas formas de consumir e produzir conteúdo radiofónico, com a vantagem de que podermos ouvi-lo quando e onde quisermos. Hoje deixamos-te algumas recomendações.

Comédia

Todos os dias são uma oportunidade para dar uma boa gargalhada e desfrutar de um podcast humorístico como o de Ask.tm, criado há três anos pelo comediante Pedro Teixeira da Mota e onde responde a diversas perguntas dos ouvintes e trata de temáticas que variam desde a superstição, passando pela política, e pelos diversos temas da atualidade.

Valium de Sara Vicario, onde a autora revela os mais diversos assuntos do quotidiano, como que um diário, desde os seus vizinhos barulhentos, aos seus relacionamentos, e por aí adiante.

Bate pé de Mafalda Castro e Rui Simões, também é um dos podcasts que não deverias perder. O casal fala sobre tudo e mais um pouco de uma forma  divertida e relaxada. Bate pé é um desses podcasts que nos ajuda a sobrelevar os dias fechados em casa em boa companhia. Nesta linha de conversas banais e divertidas que a final se transformam em questões importantes do nosso dia a dia, A Origem da Mancha de Francisco Pereira e João Albuquerque, é uma ótima opção. São dois amigos a conversar sobre assuntos da vida quotidiana que, de repente, se transforma em algo maior. Estes podcasts são como essas “conversas de café” que temos com as pessoas que mais gostamos, nas quais falamos de tudo e de nada, momentos dos quais sentimos falta neste confinamento.

Nesta categoria destaca-se ainda o Solta o Javali, um programa da Engenharia Rádio, nomeado para melhor programa na categoria Rádio do Podes – Festival de Podcasts.

 

Literatura

Os podcasts dedicados à literatura em Portugal não são muitos, mas os que existem são de qualidade!

Não podes deixar de ouvir Paraíso Perdido de Mariana Oliveira e Isabel Lucas. Uma conversa intensa sobre livros e histórias que merecem ser contadas e, neste caso, ouvidas.

E se gostas de conversar com escritores e poetas, recomendo-te dois podcasts incríveis e imperdíveis: o primeiro é, sem dúvida, À volta dos livros, conduzido por Ana Daniela Soares.  Uma conversa diária com autores portugueses que nos falam sobre as suas obras, vidas e livros mais recentes. O segundo, e não menos interessante, é Palavra de Autor, conduzido por Cristina Margato, que segue um pouco a mesma fórmula que o primeiro, porém, os temas são tratados mais profundamente e com mais detalhes, para mergulhares de cabeça no mundo literário dos convidados.

Um podcast que merece uma menção especial é Agora, agora e mais agora, baseado no livro homónimo de Rui Tavares. Através da sua narrativa viajamos pela história europeia observando a suas diferentes roupagens filosóficas, desta maneira, o seu autor usa o tema histórico para falar sobre temas de atualidade como a discriminação e a polarização política.

 

Cinema

Se és um curioso ou um apaixonado pelo cinema vais adorar ouvir Cinema em Portugal, um podcast que nasceu em junho do ano passado e que, desde então, nos traz as melhores entrevistas com atores e realizadores do universo cinematográfico nacional.

E em matéria de cinema não podia faltar um podcast como Desliguem os Telemóveis, de José Pedro Araújo e Marco Teixeira, na Engenharia Rádio, que tem qualquer coisa de hipnótico e não vais conseguir parar de ouvir!

Neste podcast encontrarás muitas conversas sobre todos os estilos de filmes desde um ponto de vista crítico, divertido e sem “tento na língua”.

 

Aida Zimmer

Publicado a

Comentários fechados em Opinião: os Podcasts que te vão deixar viciado