Leituras para o confinamento: como encontrar os livros entre restrições

“No matter who you are, you have just your life. But in books you have a zillion lives, you have a zillion things.”

Com esta frase, Fran Lebowitz, resume na perfeição uma das maiores riquezas da leitura: o facto de nos permitir viver outras vidas, noutros lugares, sem nos mexermos um milímetro. Há quem não se identifique e chegue mesmo a não acreditar na possibilidade deste acontecimento. No entanto, qualquer leitor ávido será incapaz de contar as vezes em que palavras impressas nos mais variados tipos de papel o fizeram perder a noção do espaço e tempo, transportando-o para realidades alternativas. A leitura pode, assim, ser uma grande aliada nestes tempos que nos impedem de viver a nossa própria vida. Estando em confinamento, não podemos (nem devemos) sair de casa, conviver com amigos, e muito menos viajar. A menos que essa viagem não envolva uma deslocação. Parece um paradoxo, mas é tão simples quanto escolher um livro e uma posição confortável no sofá.

O problema surge quando nos faltam os livros. Na mais recente renovação do estado de emergência, no passado dia 11 de fevereiro, verificou-se um ligeiro alívio em algumas restrições relativas à venda de livros. Assim, a venda de livros é novamente permitida em estabelecimentos de retalho multiproduto (tais como a FNAC e El Corte Inglés, tabacarias e papelarias). Contudo, entidades que apenas vendem livros (Bertrand ou Almedina são alguns exemplos) e todas as livrarias independentes estão ainda proibidas de abrir ao público.

Ainda assim, como já tem vindo a acontecer desde o início da pandemia, as pessoas conseguem encontrar soluções para os problemas mais complicados – e este caso não foi exceção. Com efeito, algumas livrarias independentes do Porto encontraram uma forma de continuar a chegar aos seus fiéis leitores, através de entregas ao domicílio. A Engenharia Rádio não quer que te falte nada neste confinamento e deixa-te algumas sugestões:

A Livraria Lumière tem à disposição dois catálogos (um mais recente que o outro) que oferecem livros dos mais variados géneros: história, literatura portuguesa, teatro ou romance são apenas alguns dos exemplos. As encomendas podem ser feitas por e-mail (livrarialumiere@gmail.com) ou telefone (967 204 481).

Na Livraria Chaminé da Mota, além de uma vasta coleção de livros, encontram-se também jornais e revistas. Os seus artigos são descritos como “usados, raros e curiosos”. Que mais pode um leitor desejar, senão poder fazer encomendas por e-mail (livrariachaminedamota@gmail), ou através do telefone (222 005 380)?

A Térmita é uma livraria generalista que oferece livros novos e usados. Estes podem se encomendados online, bem como os vinhos do contíguo Café Candelabro, para os que desejam uma experiência de leitura ainda mais saborosa.

A Salta Folhinhas especializa-se em literatura infantil e juvenil, muito importante na formação de uma nova geração de leitores! As encomendas para os mais pequenos podem ser realizadas através do e-mail info@saltafolhinhas.pt.

Por último, mas não menos importante, na Poetria  a inspiração é encontrada em livros de arte: da poesia à arquitetura, passando ainda pela filosofia ou religião. É possível efetuar  encomendas através de e-mail (livraria@poetria.pt) ou das redes sociais, onde vão sendo publicadas variadas sugestões.

Mas as opções não ficam por aqui. As Bibliotecas Municipais do Porto também decidiram reinventar-se para fazer chegar a cultura às mãos que a desejam. Assim, retomaram o serviço de empréstimo domiciliário não só de livros, mas também de CDs e DVDs. O processo é simples: só tens de consultar o catálogo e escolher o teu pedido. De seguida, comunicá-lo por telefone (225 193 480) ou e-mail (bmp@cm-porto.pt). Aquando da confirmação do serviço, podes agendar um momento para recolher a tua encomenda.

A pandemia é, indubitavelmente, um tempo em que estamos a perder muito do que normalmente viveríamos. No entanto, pode continuar a ser uma altura de crescimento e enriquecimento pessoal! Compradas ou emprestadas, as possibilidades são várias. A escolha é só tua!

Mariana Varejão de Magalhães

 

Publicado a

Comentários fechados em Leituras para o confinamento: como encontrar os livros entre restrições