INESC TEC Science Bits #12 – Pesquisa de informação

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Analisamos cada tema a fundo com o auxílio de investigadores do INESC TEC.

Para falar sobre o complexo processo de recuperação de informação e do trabalho desenvolvido pelo INESC TEC, os investigadores Sérgio Nunes e Ricardo Campos juntaram-se à conversa.

Picture of Sérgio Nunes

Sérgio Nunes é professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, na Universidade do Porto e investigador sénior no INESC TEC. É doutorado em Engenharia Informática (2010), na área da Recuperação de Informação, com trabalho focado no uso de caraterísticas temporais para estimar a relevância de informação. É mestre em Gestão da Informação (2004).

Entre 2014 e 2018, foi diretor do U.Porto Media Innovation Labs (MIL), o Centro de Competências da Universidade do Porto com o objetivo de desenvolver a capacidade da universidade na área dos media nas vertentes do ensino, investigação e inovação, promovendo colaborações entre as estruturas existentes e a articulação com parceiros externos

Tem como principais interesses de investigação a recuperação de informações e os sistemas de informação na web. No ensino, o foco são as áreas das bases de dados, das tecnologias da web e da recuperação de informação, com a coordenação de diversas unidades curriculares em diferentes programas, nomeadamente o Programa Doutoral em Engenharia Informática, o Mestrado em Engenharia Informática e o Mestrado em Multimédia.

Photo of Ricardo Campos

Ricardo Campos é professor adjunto da unidade departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar e professor convidado do Porto Business School, onde ensina no programa de pós-graduação em business, intelligence e analytics.

É investigador integrado do LIAAD-INESC TEC, Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão da Universidade do Porto, e colaborador do Ci2, o Centro de Investigação em Cidades Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar. É doutorado em Engenharia Informática pela Universidade do Porto. O doutoramento em temporal information retrieval levou-o ao Fraunhofer Portugal Challenge em 2013 e a ser distinguido como investigador outstanding no INESC TEC.

Possui mais de 10 anos de experiência de investigação nas áreas de recuperação de informação e processamento da linguagem natural. Durante este tempo, recebeu vários prémios. É membro do editorial board da revista Information Processing and Management Journal da Elsevier. Co-organizou conferências e workshops internacionais e é regularmente membro do comité científico de várias conferências internacionais.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #12 – Pesquisa de informação