Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #9 – Ana Feliciano Afonso

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 9ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Ana Feliciano Afonso.

 

Ana Feliciano Afonso

Mestrado Integrado em Engenharia Química (2008)

Oil Downstream Lead Knowledge Analyst no Boston Consulting Group

 

Os gostos musicais de Ana Feliciano Afonso

“É a primeira vez que faço uma playlist e a conclusão a que cheguei é que não tinha jeito para ser DJ … Gosto de tanta música… Este exercício é difícil… mas deixo aqui uma minúscula e incompleta amostra do que me agrada. Espero que vos agrade a vós também. Your love is king da Sade. Esta senhora tem 62 anos e continua “com tudo em cima”! Descobri o CD quando ainda era miúda (devia ter uns 13 ou 14 anos) no meio dos CD’s do meu tio e quando comecei a ouvir, não parei passados uns segundos. Ouvi até ao fim e voltei a ouvir. Estilo chill out dos anos 80… Foi lançada em 1984… what else!! 😉 Velho da Mafalda Veiga.  Esta é a música que me deixa sempre com um nó na garganta… as letras da Mafalda Veiga costumam ser muito boas, esta em particular é uma chamada de atenção, muito especial. Tendemos a não pensar nisto mas (se correr tudo bem), um dia todos seremos velhinhos! Estes seres, com a sabedoria de toda uma vida, abafada pelas prioridades e pressões da sociedade. Tonight tonight dos The Smashing Pumpkins. Conheci esta banda porque o meu irmão era “fanzaço”. Cresci a ouvi-los. A verdade é que são uma banda com um trabalho distinto, quer ao nível da composição musical, quer no que respeita às letras e à sua forma de estar. Tive sorte de ainda os conseguir ver no RiR (Rock in Rio). All of MeThe Piano Guys de Jon Schmidt. Adorava saber tocar esta música! Vou ter que me lembrar disso nas resoluções do próximo ano J … é uma música com muita energia, que dá vontade de fechar os olhos e imaginar sair à aventura! E sentir essa aventura!! Uma composição cheia de momentos, side stories, detalhes, adrenalina, boa vibe, ânimo e concretização! I’ll be there for you de Jon Bon Jovi. Completamente “unrelated”, mas faz-me lembrar a “Rua Jump 21”… quando ouço, não consigo deixar de cantar, com toda a emoção que a música pede! Experimentem… o grito quase no final é libertador! Hallelujah de Leonard Cohen by Pentatonix. É um clássico na voz do Leonard Cohen, mas na versão dos Pentatonix tem outro flow. Sou daquelas fãs que, apesar de já terem passados uns anos, ainda não digeriu a saída do Avi, que levou a rara capacidade de overtone com ele… Estes cinco funcionavam demasiado bem… (pelo menos no palco…). Seven Nation Army dos The White Stripes. Música vencedora de um Grammy para melhor música Rock! A título de curiosidade, segundo o “The Independent”, é frequentemente usada em todo o mundo por equipas desportivas, para irritar fãs fervorosos (adversários claro).

A título pessoal, no início dos anos 2000, tudo começou nas salas de estudo da FEUP, ao som de um toque de telemóvel dos The White Stripes… eu olhei para ele… ele olhou para mim… 😀  Assim começou a história de amor com o meu, hoje marido, Pedro. Played-A-Live dos Safri Duo em 3 palavras… SEMANA DE ENGENHARIA!!! As noites no Via Rápida.. não é preciso elaborar… muita diversão. Também podia incluir a Dark beat de Murk, mas é demasiado longa. Conquistador dos Da Vinci… Palavras para quê… um clássico! Hoy de Gian Marco,  um poema belo do autor ao seu país, é indiscutivelmente uma das músicas no repertório da TEUP que ainda hoje me arrepia ouvir. Toxicity dos System Of A Down. Não sou nada de heavy metal, mas em viagens longas é definitivamente uma das músicas que me dá mais pica 😀  E falando de viagens… Relax do Mika. Esta música faz-me regressar a Istambul, 2007, a uma das viagens mais memoráveis da minha vida. A primeira vez que andei de avião, a primeira vez que estive tão longe de casa e dos meus pais, numa cultura tão diferente, onde ninguém falava o meu idioma, onde conheci gente com quem ainda mantenho contacto. Fui através de um Summer Course do BEST que não queria mesmo perder. Foi uma decisão difícil, no entanto, foi o ano do atentado em Ankara… Levei baixas expectativas, alguma preocupação e a verdade é que voltei maravilhada. Ainda me custou algum tempo a voltar à realidade. Relax faz-me lembrar as “Taksim nights” que acabavam às tantas, ao som desta música, à saída da disco com um snack de “Midye Dolma” feito sabe-se lá onde…”

 

PLAYLIST de Ana Feliciano Afonso

  1. Your love is king – Sade
  2. Velho – Mafalda Veiga
  3. Tonight tonight – The Smashing Pumpkins
  4. All of Me – The Piano Guys – Jon Schmidt
  5. I’ll be there for you – Bon Jovi
  6. Played A Live – Safri Duo
  7. Conquistador- Da Vinci
  8. Hoy – Gian Marco (Ao vivo no Gershwin Prize, mesmo antes dos lockdowns…) ou a versão da TEUP 
  9. Hallelujah – Leonard Cohen by Pentatonix
  10. Seven Nation Army – The White Stripes
  11. Toxicity – System of a Down
  12. Relax – Mika

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #9 – Ana Feliciano Afonso