10 Museus com Visitas Virtuais Disponíveis

Já vimos algumas exposições a estagnar por completo ou até a não conseguir abrir na sua totalidade, como é o caso do recente Museu Ibérico do Holocausto, mas tal não tem de ser a norma, e algumas obras de arte e locais culturais estão a tirar partido desta nova vertente virtual.

Para os verdadeiros amantes de exposições, museus ou história em geral, a Engenharia Rádio traz alguns locais que “abriram” as suas portas através dos sites oficiais. Locais estes que se espalham pelo mundo inteiro, e que trazem muitas exposições ao conforto da sua casa.

Todos estes museus disponibilizam informações, visitas guiadas virtuais e acesso a inúmeras salas e artigos de exposição. Comecemos então, por um velho conhecido português:

 

MUSEU DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN; LISBOA

Para qualquer amante de arte, o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian tem o prazer de albergar a coleção de um dos maiores filantropos a atuar em solo nacional no século XX. Com especial ênfase na arte moderna e contemporânea, a área do museu conta também com uma biblioteca, um arquivo, um instituto de investigação e até um jardim, onde se localizam as obras disponíveis.

Para felicidade de muitos, estas obras estão à mercê de análise através das visitas disponibilizadas pelo museu online, com visitas acompanhadas de especialistas em vídeo e imagens verdadeiramente espantosas em formato de 360º.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU BORDALO PINHEIRO; LISBOA

Também localizado em Lisboa, este museu abriu as portas pela primeira vez em 1916, dirigido por Cruz Magalhães, um fã incondicional das obras de Rafael Bordalo Pinheiro. O museu, que em 1924 foi legado ao Município de Lisboa e que no seu centenário, em 2016, passou para a liderança da EGEAC, conta com as maiores obras do renomeado artista português, assim como algumas exposições temporárias que vão sendo promovidas.

Abre agora as suas portas online e, para acompanhar as variadas visitas guiadas, também promove oficinas, workshops e cursos virtuais para melhor compreensão e formação especializada nas obras Bordalianas.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU DO PRADO; MADRID

Um dos maiores museus localizados perto do nosso território nacional, o Museu do Prado é talvez o museu mais importante de Espanha, incluindo obras reiterantes ao espirito ibérico e com ligações fortes à coroa espanhola.

Nesse sentido, muitas das obras têm especial ligação com o nacionalismo espanhol, e requerem uma atenção para lá dos ideais políticos. A história espanhola está marcada por uma expressão artística bastante peculiar, e as obras expostas neste museu corroboram exatamente essa história.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU DO LOUVRE; PARIS

Não seria uma lista completa de museus sem um dos maiores museus de arte histórica do mundo. O museu do Louvre não é estranho de todo, mas aqueles que ainda não tiveram oportunidade de o visitar em pessoa, podem ter uma experiência virtual.

Localizado na margem direita do rio Sena, o local era originalmente o Palácio do Louvre (anteriormente também Castelo do Louvre), e oferece hoje obras requintadas de Da Vinci, Delacroix, Rembrandt, e muitos artefactos do Mundo Antigo, com secções dedicadas às civilizações egípcias e greco-romanas.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU BRITÂNICO; LONDRES

Por muito vago que seja o nome, o conteúdo deste fantástico local é mais do que impressionante, é verdadeiramente inacreditável. Vários artigos que retratam a história da Humanidade através dos olhos do Reino Unido, com especial ênfase aos artefactos recolhidos ao redor do antigo Império Britânico e inúmeras expedições feitas aos locais mais longínquos.

Um enorme museu aberto inicialmente em 1753, tornou-se tão grande que é reconhecido por ter diversos departamentos associados ao edifício principal, e também por albergar algumas peças controversas, normalmente requeridas pelo país onde foram originalmente descobertas.

Tal como o próprio museu em pessoa, as diversas opções de visualização online são ricas em informação e em escolha.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL; ATENAS

Este nomeadíssimo museu aproxima-nos um pouco mais do que realmente foi a Antiga Civilização Grega, e a herança que deixou num país lindíssimo e ainda hoje estudado.

O maior museu grego foi inicialmente apenas um local para expôr as peças das grandes escavações arqueológicas perto da área de Atenas. No entanto, começou rapidamente a receber peças de outros locais do país, e acabou por tornar-se um dos maiores museus do mundo.

Alberga obras e peças das grandes civilizações, desde a Pré-História até pouco mais do que a Conquista Romana sobre a Grécia, em 27 a.C.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL (SMITHSONIAN); NOVA IORQUE

Viajando para o outro lado do Atlântico, temos na Costa Este dos Estados Unidos mais um enorme museu de história que de certeza inspira todos os visitantes. Apoiado pela equipa de investigação do Smithsonian, o Museu Nacional de História Natural faz mais do que uma viagem à história do Ser Humano, elevando também a pesquisa a tudo o que rodeou o Homem durante toda a sua existência. Encontramos peças do Paleolítico até reconhecidas obras de arte pós-modernas.

Uma das curiosidades deste museu é que foi o local do primeiro filme da trilogia À Noite no Museu, protagonizado por Ben Stiller e Robin Williams.

Em constante desenvolvimento, o site oficial do museu nova iorquino oferece diferentes tours que deslumbrará qualquer visitante, recorrendo à tecnologia de 360º e à detalhada informação das diferentes salas.

Mais informações disponíveis aqui.

 

MUSEU METROPOLITANO DE ARTE (THE MET); NOVA IORQUE

Mais um museu da “Big Apple”, não fosse esta uma das maiores cidades mundiais e curiosamente a mais cosmopolita. Tirando partido dessa troca cultural, The Met, como é reconhecido entre os cidadãos nova iorquinos, compila imensa arte europeia e americana, contendo obras mileniais, de antigas civilizações e mais recentemente, de artistas americanos.

Principal destaque à história do instrumento musical e à evolução do armamento militar, aumentando a perceção artística clássica. O Museu Metropolitano de Arte é indispensável aos verdadeiros artistas, quer seja para inspiração ou para mero suspiro perante tal beleza.

Mais informações disponíveis aqui.

 

GRACELAND: A CASA DE ELVIS PRESLEY; MEMPHIS

Não seria uma derradeira viagem norte-americana sem um museu verdadeiramente inspirado no showbusiness. A casa do grandioso artista de Rock n’ Roll Elvis Presley foi transformada num museu rico em memorabilia após a morte do “Rei”.

Apesar de ser gratuito, a grande afluência a Graceland requere uma inscrição prévia para um tour virtual recheado de informação sobre um dos maiores artistas do século XX, completo com informações sobre a América Sulista, história do século XX e sobre a vida privada de uma estrela mundialmente famosa de Rock.

Mais informações disponíveis aqui.

 

PALÁCIO DE BELLAS ARTES, CIDADE DO MÉXICO

Um pouco mais a sul deste continente, encontramos uma das mais belas casas de arte do mundo ocidental, bem no coração da capital mexicana.

Estreado pelo nome de Casa de Artes Plásticas, com o intuito de promover a arte mexicana e mesoamericana, o museu contém obras incríveis como alguns dos murais de Diego Rivera, entre outros 6 artistas pertencentes à cultura mexicana.

As visitas podem ser feitas através de qualquer dispositivo móvel, com acesso à App oficial ou então através da plataforma Google Arts & Literature. .

Mais informações disponíveis aqui.

 

João Albuquerque

 

Publicado a

Comentários fechados em 10 Museus com Visitas Virtuais Disponíveis