Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #8 – Pedro Pacheco

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 8ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Pedro Pacheco.

Pedro Pacheco

Mestrado Integrado em Engenharia Química (2018)

Estudante de Doutoramento na Advanced Cyclone Systems (ACS)

 

A hipnotizante Playlist de Pedro Pacheco

“A playlist que vos sugiro tem umas curvas e contracurvas. Acima de tudo, tentei que fosse diferente. Eu cresci com os Morangos e com a MTV. Mas, sem saber ao certo porquê, acabei por desenvolver um certo antagonismo à música mais comercial, aos “hits do momento”. E essa tem sido a única constante no que toca ao meu gosto musical.

Passei por muitas fases: desde o rock psicadélico, às muitas vertentes da música eletrónica, ao jazz, ao indie pop… E entrar na FEUP foi conhecer todo um novo mundo – as amizades que fiz expuseram-me a música nova, refrescante. Fui a festivais de música, e ouvi artistas que idolatrava. A minha mais-que-tudo, que também conheci na FEUP, ainda me surpreende com novas descobertas todas as semanas. Portanto, adiro ao cliché: eu ouço de (quase) tudo!

Sem mais demoras, abrimos a playlist com o fatalismo dramático de Charlotte Gainsbourg, no tema Le Chat du Café des Artistes. Mas cuidado: a suave melodia downtempo e os vocais carregados de emoção têm um alto risco de causar arrepios na espinha e pele de galinha. Seguimos com Playground Love, da banda Air. Pura sensualidade e nostalgia destiladas em música. Os Air nunca deixam de surpreender, com a sua capacidade de criar paisagens sonoras com uma vivacidade deslumbrante. O terceiro tema desta playlist serve como transição – da melancolia para a esperança. Estou a falar do remix do tema Melody Day, originalmente do produtor canadiano Caribou mas aqui na brilhante versão de Four Tet. Adoro como o coro de vozes confere uma atmosfera quase angelical ao tema.

Passamos para um tema com mais pimenta: Bonfire, de DJ Koze. Uma música que rosna mas não arranha, de um dos meus álbuns favoritos de 2018 – knock knock, um lindo casamento entre o techno e o house. Perfeito para testar subwoofers. Mas deixemo-nos invadir pela energia quase infantil dos franceses Polo e Pan, no tema Canoupée. Este tema brinca connosco, transporta-nos para uma paisagem, talvez uma clareira no meio de uma enorme selva. E dá vontade de dançar!

De repente, como um vendaval, o ritmo frenético de Herbie Hencock, em Watermelon Man. Um mestre que desenvolveu a sua marca original de jazz, com pinceladas de soul funk e temperado com hipnotizantes ritmos africanos. Quem diz que um sintetizador não pertence numa banda de jazz? Para nos ajudar a voltar à Terra, o tema Xtal, do produtor Aphex Twin. O estilo criativo de Aphex Twin é marcado pela sua excentricidade, com batidas aparentemente caóticas mas que são precisamente ordenadas. Mas este tema em particular é do álbum Selected Ambient Works 85-92, uma obra-prima do ambiente techno. É daquela estirpe rara de álbum que consegue relaxar e estimular, ao mesmo tempo.

Mas, tudo acaba eventualmente. E que melhor para celebrar o fim da nossa playlist, que a Time, dos Pink Floyd? Um tema que é um exemplo de excelência lírica e musical, e cuja mensagem é intemporal. Convido-vos a escutar com atenção.”

 

PLAYLIST de Pedro Pacheco

  1. Le Chat du Café des Artistes ­– Charlotte Gainsbourg – (do album IRM)
  2. Playground Love – Air – (do album The Virgin Suicides)
  3. Caribou – Melody Day – (Four Tet Remix featuring Luke Lalonde, Adem, One Little Plane) –(Single)
  4. Bonfire – DJ Koze – (do album knock knock)
  5. Canoupée – Polo & Pan – (do album Canoupée)
  6. Watermelon Man – Herbie Hancock – (do album Head Hunters)
  7. Xtal – Aphex Twin – (do album Selected Ambient Works 85-92)
  8. Time – Pink Floyd – (do album The Dark Side of the Moon)

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #8 – Pedro Pacheco